Whiplash: Em Busca da Perfeição (“Whiplash”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

A beleza de “Whiplash”, um dos grandes vencedores da noite do Oscar, é estabelecer um complexo debate através de uma idéia simples. Milles Teller de “Divergente”, que vem se mostrando um ator cada vez mais versáril, é Andrew, um jovem cujo sonho é ser um grande baterista de jazz. Para isso ele entra numa das melhores escolas dos EUA e se defronta com o severo professor Fletcher (o poderoso J.K. Simmons de “As Palavras”) que tem na prática de um bullying compulsivo, a sua ferramenta para tentar desenvolver seus alunos.

A dinâmica dos dois personagens, desde que se conhecem educadamente até um gradativo aumento da hostilidade possui uma química inigualável. É claro que Simmons engole Teller com sua performance que, já era certo, levou o Oscar de melhor ator coadjuvante. Entretanto ambos contribuem para todas as discursões acerca do tema. Mas o principal é perceber como os dois se complementam em tela: se Fletcher poderia ser considerado um monstro pela maneira como trata seus alunos, o que dizer de Andrew que usa todos os seus artifícios para tirar seus concorrentes da vaga de baterista principal, diminui seus próprios familiares por conta de seu senso de superioridade e é obcecado ao ponto de dar um pé na bunda em alguém que realmente gosta e ir até o limite físico da dor para chegar na perfeição. Ou seja, será que ambos são monstros à sua própria forma?

A virada no terceiro ato e a reviravolta final são de tirar o fôlego, principalmente porque o filme termina propositalmente para que a discussão possa prosseguir.

“Whiplash” mostra como a simplicidade de um roteiro consegue atingir graus de perfeição quanto todos os elementos que compõe a produção estão em perfeita harmonia. Merece cada prêmio recebido.

Ficha Técnica

Elenco:
Miles Teller
J.K. Simmons
Paul Reiser
Melissa Benoist
Austin Stowell
Nate Lang
Chris Mulkey
Damon Gupton
Suanne Spoke
Max Kasch
Charlie Ian
Jayson Blair

Direção:
Damien Chazelle

Produção:
Jason Blum
Helen Estabrook
David Lancaster
Michel Litvak

Fotografia:
Sharone Meir

Trilha Sonora:
Justin Hurwitz

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑