Yesterday

Genre : , ,
Actor : , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2019

Nessas horas é que a gente fica com aquela raiva dos roteiristas brasileiros não terem idéias tão criativas, enquanto outros conseguem partir de premissas simples e fazer um ótimo entretenimento comercial e descompromissado. Daqui a uns cinco anos, o cinema brasileiro provavelmente vai escalar o Fábio Porchat pra adaptar essa comédia onde todo mundo esqueceu que o Legião Urbana existe. Inclusive o Porta dos Fundos foi até patrocinado para fazer uma sátira sobre a produção e ficou muito legal. Olha só:

Mas agora vamos à crítica: O desconhecido Himesh Patel é Jack, um músico fracassado que sofre um acidente mágico no meio de um apagão mundial e, quando acorda, apenas ele sabe que os Beatles existiram e daí ele começa a cantar as músicas deles, sendo que todo mundo pensa que elas são suas músicas, fazendo de Jack um sucesso mundial, porém, como toda comédia romântica, ainda há um assunto mal resolvido com sua melhor amiga Ellie (Lily James de “Mamma Mia 2”) que sempre foi apaixonada por ele, mas que ele nunca reparou.

A maneira com que o premiado diretor Danny Boyle (da saga “Trainspotting”) vai revelando ao espectador as consequências de elementos essenciais da nossa cultura não existirem nesse novo universo paralelo mágico é surpreendente e segue uma estética que só ele sabe dar em seus filmes.

Seu senso e timing cômico são ótimos, como na cena em que Jack tenta tocar “Let it be” ou na sacada de se colocar o próprio cantor Ed Sheeran como mentor de Jack. A produção não perde nada em dramaticidade, onde explora a questão de se viver uma mentira e da escolha entre profissão e amor. Nada que não tenha sido explorado antes, mas com esse novo prisma distópico interessante.

Entretanto, existe um elo fraco que não deixa a obra subir de patamar: seu protagonista foi mal escrito. Jack é um verdadeiro bocó. Explico: seus conflitos, citados há pouso, são genuínos e também funcionam como motor propulsor da história, mas seu comportamento é por demais exagerado e estereotipado. O pior é que ele deveria funcionar como alter ego do espectador e justamente por isso nos sentimos lesados por termos como referência um personagem com uma inteligência emocional que insulta a nossa própria inteligência. O resultado de suas ações são convincentes, mas a jornada emocional que ele mesmo traça até lá é desnecessariamente melosa e algumas vezes apela para uma estupidez sem tamanho.

Yesterday” é uma comédia original, com uma trilha inigualável, ótimas surpresas e imperdível. Se seu protagonista fosse um pouquinho mais bem escrito e interpretado, seria imbatível.

Curiosidades:

– O guru de Jack era pra ser o vocalista do Coldplay, mas como ele estava com a agenda lotada, chamaram o Ed Sheeran. Ainda assim, deixaram a piada do Coldplay com Fix you (aparece no trailer) no filme.
– Por acaso o diretor Danny Boyle encontrou um estúdio que ficava do lado de uma linha de trem. Ele gostou tanto que escreveu uma sequencia só para mostra-lo, que se transformou no estúdio de Gavin.
– A comissária de bordo da cena do avião é na verdade a esposa de Ed Sheeran.
– Segunda vez que Danny Boyle dirige um desconhecido de ascendência indiana com o sobrenome Patel. Em 2008 ele dirigiu Dev Patel no premiado “Quem Quer Ser um Milionário?” e hoje Dev é um ator bastante conhecido. Apesar do mesmo sobrenome os dois atores não tem nenhum parentesco.
– Hamish Patel performou todas as canções e tocou todos os instrumentos ao vivo.
– Na cena do aeroporto de Liverpool, a placa mostra Aeroporto Internacional de Liverpool, quando na verdade é Aeroporto John Lennon, mas como os Beatles não existia, então foi feita a edição digital.
– Nessa mesma cena há uma homenagem ao filme “Febre da Juventude” de 1978 dirigido por Robert Zemeckis e produzido por Steven Spielberg. A cena é quase uma cópia a adaptada de uma mesma cena do clássico.
– Os personagens coadjuvantes tem os nomes de canções dos Beatles: Rocky (Joel Fry) vem de Rocky Racoon, Ellie vem de Eleanor Rigby e sua companheira de quarto Lucy vem de Lucy in the sky with Diamonds.
– O acidente de Jack na bicicleta também aconteceu com Paul McCartney em 1966, onde ele também perdeu um dente.
– As músicas dos Beatles foram o segundo ativo mais caro que Danny Boyle pagou dentro de um filme seu. O primeiro foi o salário de Leonardo DiCaprio no filme “A Praia” em 2000.
– Há uma cena com a belíssima atriz Ana de Armas que aparece em alguns trailers que foi cortada na edição final.
– Há uma cena em que Ed Sheeran sugere que a música Hey Jude poderia se chamar Hey Dude (aparece no trailer). Hey Dude é uma música que existe de verdade por uma banda britânica cover que toca as músicas dos Beatles no estilo de rocvk do Mettalica, chamada – por motivos óbvios – de Beatallica.
– Há uma cena em que Harry Potter é citado e tem uma coincidência aí: os pais de Harry são Lily e James e a atriz que participa dessa cena é Lily James.

SPOILER – SÓ LEIA DEPOIS DE TER ASSISTIDO AO FILME!!!

– Quando Jack encontra John Lennon, eles se sentam em um barquinho na areia virado de cabeça pra baixo. Dá pra ler o nome do barco: Imagine, que é um dos grandes clássicos de John Lennon.
– O ator que interpreta John Lennon é Robert Carlyle, parceiro do diretor em “Trainspotting”, o qual propositalmente não é creditado no filme. Ele passou por uma pesada maquiagem e edição digital que o deixou surpreendentemente parecido com o cantor na vida real.
– Coisas que não existem nesse novo universo paralelo, além dos Beatles: Oasis, Coca-cola, Harry Potter, o conceito de cigarro e, o famoso programa americano Saturday Night Live é chamado de Thursday Night Live (Saturday = sábado / Thursday = quinta). Nesse universo Jane Austen também não virou uma famosa autora de livros. Isso é indicado na cena em que Lennon fala “preconceito e orgulho” quando geralmente se fala “orgulho e preconceito” justamente título de uma das mais famosas obras da autora.

Ficha Técnica

Elenco:
Himesh Patel
Lily James
Ed Sheeran
Kate McKinnon
Sophia Di Martino
Ellise Chappell
Meera Syal
Harry Michell
Vincent Franklin
Joel Fry
Michael Kiwanuka
Karma Sood
Gus Brown
Sanjeev Bhaskar
Karl Theobald
Alexander Arnold
Dominic Coleman

Direção:
Danny Boyle

Produção:
Bernard Bellew
Tim Bevan
Danny Boyle
Richard Curtis
Eric Fellner
Matthew James Wilkinson

Fotografia:
Christopher Ross

Trilha Sonora:
Daniel Pemberton

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑