Yves Saint Laurent

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Em muitos aspectos o drama biográfico francês se parece muito com “Minha Vida com Liberace”: ambos contam a história de gênio artístico, aqui o estilista Yves Saint Laurent (Pierre Niney), que muito mais que sua arte, envolve-se com seu amor por outro homem, nesse caso Pierre Bergé (Guillaume Gallienne), seu parceiro e sempre apoiador até o fim da vida e vivem tanto momentos de glória quanto conflitos insólitos.

A produção tem uma direção artística afiada e confia da dupla de protagonistas todo o peso da narrativa. E eles não decepcionam: se por um lado vemos uma belíssima evolução de Yves de sua fase introspectiva ao reconhecimento da sua homossexualidade, suas frustrações, sua revolta e até a a fase de sua doença vivido com garra por Niney, por outro Gallienne faz de seu Pierre um personagem contido, mas explosivo, emocionando o espectador com um simples olhar e rouba muitas das cenas em participa.

A reconstituição de época está impecável refletindo através das próprias criações do estilista, a moda que estava por vir. Destaque para a trilha sonora de Ibrahim Maalouf que praticamente conduz o espírito da obra seja na linha temporal, seja no ânimo dos personagens.

O ponto negativo é justamente o que difere “Yves Saint Laurent” de “Minha Vida com Liberace”: no filme de Liberace, o público tem uma visão completa da carreira do artista, enquanto em “YSL”, termina-se sem informações essenciais que poderiam ser facilmente introduzidas à trama, como o fato do casal Yves e Pierre ter se separado afetivamente em 1976, tornando o último apenas um parceiro de negócios do estilista (isto é insinuado tão superficialmente que fica quase impossível concluir); e a própria vida do protagonista depois da década de 70, pois o roteiro nos leva a crer que a doença que o levou à morte iniciou-se nesse período, quando na verdade Yves faleceu de câncer cerebral somente em 2008.

As lacunas que o roteiro deixam não diminuem o seu êxito, mas certamente diluem sua carga emocional e presta um desserviço a quem esperava ter um panorama mais completo da vida do artista.

Ficha Técnica

Elenco:
Pierre Niney
Guillaume Gallienne
Charlotte Le Bon
Laura Smet
Marie de Villepin
Nikolai Kinski
Ruben Alves
Astrid Whettnall
Marianne Basler
Adeline D’Hermy
Xavier Lafitte

Direção:
Jalil Lespert

Produção:
Yannick Bolloré

Fotografia:
Thomas Hardmeier

Trilha Sonora:
Ibrahim Maalouf

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑