Z: A Cidade Perdida (“The Lost City of Z”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Talvez seja um filme mal interpretado no Brasil, até pela falta da devida campanha de marketing, uma vez que seu título e essência se refere diretamente a exploração de uma cidade perdida, o que pode levar o espectador a pensar um similar a Indiana Jones. Quando na verdade é um drama baseado na história real de Percy Fawcett, aqui interpretado por Charlie Hunnam que também emplaca “Rei Arthur”.

Percy foi um soldado britânico que, para tentar uma promoção, se arrisca a contragosto em uma viagem de mapeamento da fronteira da Bolívia com o Brasil com apenas um assistente, o Sr. Costin (Robert Pattinson de “Mapas Para as Estrelas”) e deixando a mulher Nina (Sienna Miller de “A Lei da Noite”).

A produção dirigida por James Gray (“Era Uma Vez em Nova York”) acompanha a trajetória de Percy, tanto nos riscos de suas expedições, mas também nas pressões psicológicas na volta pra casa, sendo ridicularizado pelos seus pares por suas teorias da tal cidade perdida, bem como a difícil criação dos filhos e até mesmo sua ida para a 1ª Guerra Mundial.

Aliás todo o contexto histórico, inclusive o encontro com o Arquiduque Fernando que mais tarde viria a ser assassinado, dando início à guerra, é bastante coeso e, junto com a condução de Gray, torna o filme atraente tanto na narrativa, quanto na reconstituição histórica. Outro golaço foi a escalação do elenco onde Hunnam brilha numa atuação cheia de nuances e até o ex-vampiro Robert Pattinson faz uma caracterização diligente mesmo como coadjuvante.

Além disso, o roteiro não dá espaço para firulas e povoa as mais de duas horas com bastante conteúdo, mesmo que às vezes seu ritmo se torne irregular. “Z: A Cidade Perdida” é uma verdadeira jornada pessoal com direito até a artistas brasileiros e com a expectativa dosada de maneira certa, deve agradar aos cinéfilos mais exigentes.

Curiosidades:

– Charlie Hunnam teve que perder 15Kg para interpretar o papel e logo depois de terminadas as filmagens teve que ganhar rapidamente tudo de novo e mais um pouco para ser protagonista em “Rei Arthur”.
– Tom Holland (o novo Homem-Aranha), que interpreta o filho de Percy já adolescente, quebrou o nariz em seu último dia de filmagem.
– Em algumas noites quem fazia o jantar para a equipe de filmagem era o próprio diretor James Gray.
– Ironia: o ator Ian McDiarmid interpreta o diretor da Companhia de Pesquisa Britânica e em seu primeiro diálogo diz que suas ordens foram mandadas pelo Império. Seu papel anterior no cinema foi de ninguém menos que o Imperador Palpatine em “Star Wars”.

Ficha Técnica

Elenco:
Charlie Hunnam
Robert Pattinson
Sienna Miller
Tom Holland
Edward Ashley
Angus Macfadyen
Ian McDiarmid
Clive Francis
Pedro Coello
Matthew Sunderland
Johann Myers
Aleksandar Jovanovic
Elena Solovey

Direção:
James Gray

Produção:
Dede Gardner
James Gray
Dale Armin Johnson
Anthony Katagas

Fotografia:
Darius Khondji

Trilha Sonora:
Christopher Spelman

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Juliano
    on

    Gostei muito do filme, mostra um pouco da história e nos faz pensar.
    Assisti graças a esta resenha.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑