Zulu

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2013

Policial feito do jeito certo e com diversidade sempre é bem vindo. Na África do Sul atual, os detetives Ali e Brian (Forest Whitaker de “O Mordomo da Casa Branca” e o eterno Légolas, Orlando Bloom respectivamente) encontram uma jovem de classe alta morta e a partir daí descobrem uma conspiração de tráfico de drogas que pode afetar a todo o país, arriscando suas vidas e a de seus entes queridos.

Dirigido pelo francês Jérôme Salle, a produção envolve o espectador de várias as formas, como por exemplo, adentra na vida dos protagonistas sem desviar da trama principal e torna real as chances de que o perigo atinja seus entes queridos sem se tornar clichê. O próprio caso investigado vai se tornando cada vez mais complexo e sempre mantém a coerência, sem reviravoltas que insultem a inteligência do público. Tão relevante quanto é a correlação que o roteiro faz do caso com a realidade da África do Sul onde o fim do Apartheid ainda deixa feridas e essas mesmas feridas são usadas em prol do desenvolvimento da narrativa.

Enquanto Forest Whitaker está impecável como o policial que sempre agiu corretamente, mas se vê às voltas com uma realidade inimaginável, Orlando Bloom finalmente se desapega do Légolas e interpreta um papel a sua altura como um homem decadente e autodestrutivo, cujas más qualidades são a força motriz para seu ímpeto na execução das investigações, escondendo uma inteligência inata em seus atos.

Outro ponto alto são as cenas de ação que tem uma violência gráfica que condiz com a realidade e mesmo assim choca em comparação com filmes mais assépticos.

O último ato consegue combinar essa violência com uma boa dose de emoção. “Zulu” é policial macho que não perdoa ninguém, com trama inteligente e atuações emocionantes. Recomendado!

Curiosidade:

– Zulu é o nome dado às tribos nativas da África, as mais prejudicadas com o colonialismo britânico. Ainda hoje ocorre a discriminação racial nessas regiões, mesmo que velada. Um exemplo disso: o filme se chama Zulu em todas as partes do mundo, menos na própria África do Sul, onde se chama “Uma Cidade Violenta”.

Ficha Técnica

Elenco:
Orlando Bloom
Forest Whitaker
Conrad Kemp
Inge Beckmann
Tinarie van Wyk Loots
Regardt van den Bergh
Randall Majiet
Patrick Lyster
Joelle Kayembe
Tanya van Graan
Danny Keogh
Christian Bennett
Iman Isaacs
Nomhle Nkonyeni
Denise Newman

Direção:
Jérôme Salle

Produção:
Richard Grandpierre

Fotografia:
Alexandre Desplat

Trilha Sonora:
Denis Rouden

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑