Controle Absoluto (“Eagle Eye”, EUA, 2008) ***NOS CINEMAS***

[youtube O5kf9e9JfWM]

Geralmente, filmes que ultrapassam a linha do absurdo ao qual seu escopo se propõe, de forma tão gritante como este, tendem a ser ruins. Vide desastres como “Con Air” e “Bad Boys 2“. Só que de alguma forma este parece ser bastante eficiente e vai deixar o público com um baita sorriso de missão cumprida ao sair do cinema. Porque será?

Bem, Shia Labeouf (o filho de Indiana Jones) é um reles funcionário de um loja que, após a morte acidental de seu irmão gêmeo, volta pra seu apartamento e se depara com várias caixas de armamento pesado. Nesse momento, seu celular toca e uma voz feminina começa a dizer o que fazer e, caso desobedeça a pena é a morte. Mais tarde ele encontrará a personagem de Michelle Monaghan (“O Melhor Amigo da Noiva“) que também está na mesma situação, só que com seu filho seqüestrado. Então eles devem passar por incríveis perseguições, sendo que essa tal voz misteriosa consegue vê-los onde quer que estejam e tem total controle sobre tudo o que é eletrônico, desde celulares, até trens, semáforos, câmeras de vigilância, guindastes automáticos, etc.

Nessa hora era pro público estar deixando o cinema com raiva de tantas mentiras. Mas o que acontece é o contrário. E por dois ótimos motivos: primeiro que o diretor D.J. Caruso, o qual trabalhou com Labeouf em “Paranóia“, entrega uma ação tão ininterrupta e provoca uma tensão tão grande que as fortes doses de absurdos são relevadas para que o público possa saber como tudo termina. Aliás, o ritmo elétrico imposto por Caruso parece ser a força motriz da produção.

Agora talvez o mais importante para engolirmos tudo isso, é porque nos identificamos com o protagonista: afinal de contas, ele também acha sua situação absurda; ele também não acredita no que seus olhos vêem. Em determinado momento ele fala: “Depois de tudo que aconteceu, é bem provável que eles consigam até transformar um trem num queijo suíço“. Então a luta da platéia passa a ser a mesma da nossa dupla de heróis, que é desvendar o que há por trás desse absurdo. E aí é que está a grande sacada para “Controle Absoluto” subir mais um degrau acima da média das demais produções desse estilo. Sem dúvida, é o filme de ação do mês.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Shia LaBeouf
Michelle Monaghan
Rosario Dawson
Michael Chiklis
Anthony Mackie
Billy Bob Thornton

Direção:
D.J. Caruso

Produção:
Patrick Crowley
Alex Kurtzman
Roberto Orci

Fotografia:
Dariusz Wolski

Trilha Sonora:
Brian Tyler

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram