Promessas de um Cara de Pau (“Swing Vote”, EUA, 2008)

[youtube SPfPc-seXN8]

Com produções menores, Kevin Costner parece mais acertar do que errar. Depois de “Instinto Secreto“, ele dá uma guinada e cai nessa comédia política como Bud (sim, veremos a propaganda da cerveja), um descompromissado, irresponsável, incorrigível e desempregado divorciado que vive com a filha num trailer numa cidadezinha perdida nos EUA. Daí se parte da improvável premissa de que, nas eleições para presidente, houve um empate técnico e por um problema na urna eletrônica o voto do protagonista não foi computado. Marcado um novo dia de votação os candidatos a presidência farão de tudo para convencer o paspalho e votar em um deles.

Mesmo com esse título medonho e errado porque quem faz as promessas são os candidatos e não Bud, o filme acerta em dois aspectos: primeiro a atuação da dupla de protagonistas. Costner parece ter rejuvenescido dez anos e está hilário como Bud. Inclusive lembra muito nosso conterrâneo Mazaroppi, o qual seria o paralelo brasileiro perfeito. Sua filha, interpretada pela novata Madeline Carroll, representa um ótimo contraponto a Bud e seu desempenho é bastante adulto, já que ao contrário do pai, ela é inteligente e responsável. A menina é um achado. Se bem que, durante a narrativa, conforme conhecemos seus pais, fica duro explicar de onde seus genes vieram.

A atuação do time de coadjuvantes (e que time!) não deixa nada a desejar, principalmente tomando o ótimo roteiro o qual conta com personagens fora dos estereótipos normais e tridimensionais. Reparem no deslize de caráter da boa repórter, nas reflexões dos candidatos sobre o que estão fazendo e no excesso de competitividade de seus assessores.

Finalmente, “Promessas de um Cara de Pau” evita alguns clichês óbvios como romances absurdos e súbitas mudanças de caráter em seus personagens. Pena que são muitas qualidades numa trama tão batida. Devem ser lançados pelo menos dois filmes por ano nos EUA com essa mesma temática. Mas esse é um pouco melhor.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Kevin Costner
Madeline Carroll
Paula Patton
Kelsey Grammer
Dennis Hopper
Nathan Lane
Stanley Tucci
George Lopez
Judge Reinhold

Direção:
Joshua Michael Stern

Produção:
Kevin Costner
Jim Wilson

Fotografia:
Shane Hurlbut

Trilha Sonora:
John Debney

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram