A Duquesa (“The Duchess”, Itália / França / Inglaterra, 2008)

[youtube TIpOKJQtsEI]

História real da Duquesa de Devonshire (Keira Knightley de “Desejo e Reparação“), a qual casa com apenas dezoito anos com o Duque (Ralph Fiennes de “Na Mira do Chefe“), um homem frio cuja aparente preocupação é de apenas ter um filho para ser seu sucessor o que provoca um gradativo descontentamento da Duquesa com o casamento, principalmente pelos casos extra conjugais do marido numa época em que a vontade da mulher não significava nada perante a sociedade. Mesmo assim, foi uma das mulheres mais conhecidas e celebradas da época pela sua atitude, iniciativa política e pelas modas que lançava.

Os dois grandes trunfos da produção são as atuações do casal – aliás Fiennes está soberbo como um homem extremamente complexo, num ponto entre se manter às tradições e explicitar seus sentimentos, enquanto Knightley expressa com honestidade a dor da mulher preterida – e também o figurino e direção de arte da melhor qualidade e justamente indicados ao Oscar.

Já a trama, por ser baseado em fatos reais, careceu de um pouco mais e glamour. Não há clímax relevante e o desfecho não é dos mais agradáveis. Inclusive meu lado subjetivo esperava que fosse uma história de redescoberta do amor entre os dois, frente às adversidades impostas pela sociedade. Mas não. “A Duquesa” se resume num filme lindo de se ver, mas pouco a se sentir.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Keira Knightley
Ralph Fiennes
Charlotte Rampling
Dominic Cooper
Hayley Atwell
Simon McBurney

Direção:
Saul Dibb

Produção:
Michael Kuhn
Gabrielle Tana

Fotografia:
Gyula Pados

Trilha Sonora:
Rachel Portman

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram