Foi Apenas Um Sonho (“Revolutionary Road”, EUA / Inglaterra, 2008) ***NOS CINEMAS***

[youtube BfAKTt105l8]

Não dá pra negar quem é o pai da criança. O diretor Sam Mendes apenas fez um outro “Beleza Americana“, mas situado na década de 50. O objetivo foi o mesmo: desconstruir o mito do modo de vida americano através da interação entre personagens da mesma família e seus círculos de amizade. O marido que odeia o trabalho, a esposa insatisfeita, o coadjuvante maluco, todos estão lá. A diferença é que “Foi Apenas um Sonho” tem uma narrativa muito mais morosa e menos brilhante que “Beleza Americana“.

Frank Wheeler (Leonardo DiCaprio de “Rede de Mentiras“) é um homem que ama a esposa, mas está saturando como casamento, principalmente por conta de um emprego que nunca quis. April (Kate Winslet vencedora do Oscar por “O Leitor“) casou-se com Frank por suas promessas de amor e uma vida especial, mas agora se sente presa dentro de um pesadelo de ser apenas uma dona de casa normal. Entra briga, sai briga, uma traição aqui e ali, e os dois se afastam cada vez mais, porém denotando o amor de Frank e o desprezo de April a cada dia maiores. Uma nova promessa de outra vida em Paris mudará o destino do casal para sempre.

Ao invés de sacadas ácidas e bem humoradas de “Beleza Americana“, esta nova releitura do mesmo tema se entrega ao dramalhão que mesmo, sem ser barato, ainda deve arrancar alguns bocejos da platéia, até pela longa duração (quase duas horas). Winslet está perfeita como uma mulher cada vez mais perto de um abismo emocional, mas o roteiro não ajuda. Tanto é que em cenas dramáticas cruciais, pode-se até ouvir uma ou outra risada do público, talvez pelo cansaço da morosidade narrativa. Agora tanto quanto Winslet, é Michael Shannon (“Possuídos“) que rouba as cenas em definitivo. Tanto é que foi indicado ao Oscar como um deficiente mental que parece ser o mais lúcido de todos os personagens. Existem algumas ótimas lições sobre amor e família intrínsecas à trama. Mas o espectador pode não ter tanta paciência assim para absorver.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Leonardo DiCaprio
Kate Winslet
Michael Shannon
Ryan Simpkins
Ty Simpkins
Kathy Bates
Richard Easton
Kathryn Hahn
Zoe Kazan
Dylan Baker
Keith Reddin

Direção:
Sam Mendes

Produção:
Bobby Cohen
John Hart
Sam Mendes
Scott Rudin

Fotografia:
Roger Deakins

Trilha Sonora:
Thomas Newman

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram