Antes Só do que Mal Acompanhado (“Planes, Trains and Automobiles”, EUA, 1987)

[youtube MNDlQibnoSM]

Existiu uma época em que Steve Martin era um dos melhores comediantes de Hollywood, senão o melhor. Essa época entre as décadas de 80 e 90 foi pautada por ótimas produções como essa, muito mais inteligente do que a recente “A Pantera Cor de Rosa 2“. Aqui ele é Neal, executivo que vai passar o feriado com sua família, mas por uma série de imprevistos, utiliza-se dos mais variados meios de transporte e tudo piora quando conhece Del (o saudoso John Candy de “Jamaica Abaixo de Zero“), um vendedor inconveniente que põe a dupla nas mais engraçadas e constrangedoras confusões.

Se do lado de Martin não há os maneirismos e afetações vistas no personagem do Inspetor Cluseau, deixando a naturalidade falar mais alto, do lado de Candy, revela-se um personagem que aos poucos ganha espaço não só na base da comédia rasteira, mas também assumindo uma personalidade mais tridimensional que é justamente a chave para o desfecho ao maravilhoso som de “Everytime you go away” de Paul Young.

Pérolas como essa – dirigida por John Hughes responsável pelo também clássico “Clube dos Cinco” – são subestimadas pelos cinéfilos mais jovens e devem ser resgatadas, por conterem cenas impagáveis com a dupla mais engraçada da época. Como exemplo, a do cigarro caindo na poltrona do carro que deu origem a tantas outras semelhantes. É ver pra rir.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Steve Martin
John Candy
Laila Robins
Michael McKean
Kevin Bacon
Dylan Baker
Carol Bruce

Direção:
John Hughes

Produção:
John Hughes

Fotografia:
Donald Peterman

Trilha Sonora:
Ira Newborn

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram