Divã (Brasil, 2009) ***NOS CINEMAS***

[youtube 5W_S0QN522E]

O cinema brasileiro é composto de quatro segmentos básicos: favela, sertão, histórico e dramédias com o selo Globo (ok, não levo em consideração Xuxa, Didi e afins). E “Divã” recai neste último segmento e sofre com essa síndrome da vênus platinada.

Com a famosa estrutura novelesca já consolidada no cinema via Globo Filmes, somos apresentados à Mercedes (Lilia Cabral), balzaquiana que depois de vinte anos de casamento se sente sufocada e entra em crise, contando para o analista suas desventuras, sejam elas hilárias ou dramáticas. E talvez aí resida o maior erro narrativo: a passagem entre a comédia e o drama é tão brusca que é como o espectador assistisse a filmes diferentes com os mesmos personagens. Certas passagens, principalmente as mais tristes, são forçadas demais, como é o caso da incompreensível e desnecessária subtrama da doença da melhor amiga de Mercedes. E o que dizer do sumiço do marido da protagonista, Gustavo (José Mayer) em meio ao caso extraconjugal da mulher, falhando assim em mostrar como o relacionamento foi (ou não) afetado.

Nas partes mais alegres, é salpicada com algumas boas piadas, mesmo que muitas vezes previsíveis. Agora se “Divã” tem um mérito, é sua dupla de protagonistas. Lilia Cabral e José Mayer têm um timing cômico irrepreensível ao mesmo tempo em que assumem seus perfis dramáticos com naturalidade ímpar. Os dois literalmente carregam o filme nas costas, mesmo com um roteiro que não ajuda no desenvolvimento dos personagens.

Não fosse script falho, “Divã” estaria um nível acima de outras produções tipo “Se Eu Fosse Você 2“. Mas acaba mantendo o mesmo nível, o que parece ser um padrão nada feliz do universo Global. Ah, e a gente nem vê a cara do Lopes!

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Lília Cabral
José Mayer
Alexandra Richter
Cauã Reymond
Reynaldo Gianecchini
Eduardo Lago
Paulo Gustavo
Elias Gleiser

Direção:
José Alvarenga Jr.

Produção:
Walkiria Barbosa
Iafa Britz
Marcos Didonet
Vilma Lustosa

Fotografia:
Nonato Estrela

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram