Jindabyne (Austrália, 2006)

[youtube 4Krrq9hSQTQ]

O momento não é dos melhores para a comunidade próxima ao lago australiano Jindabyne. Entre atritos e inimizades, a instável Claire (Laura Linney de “A Família Savage“) se afunda em depressão e nos desentendimentos com seu marido Stewart (Gabriel Byrne de “Stigmata“). Tudo piora quando Stewart e seus amigos saem para pescar num rio distante e encontram no lago um corpo de uma garota. Numa atitude implausível e egoísta, eles esperam o fim de semana acabar para chamar a polícia, o que causa revolta na população da comunidade e instiga o racismo com a população aborígine, raça da garota morta (pra quem não sabe existe uma questão muito forte e polêmica de cultura e terras na Austrália entre a população da colonização inglesa original e seus habitantes nativos, os aborígenes). E se alguém ainda não se tocou, pode haver um assassino em série na comunidade.

Mas a força da produção está mesmo em seu drama familiar e nas atuações brilhantes de Linney, Byrne e do elenco de coadjuvantes. Só eles já são motivo suficiente para alugar o DVD. O filme segue numa crescente de emoções e atinge seu clímax próximo do final. As pitadas de suspense empolgam, mas devem frustrar quem espera mais do que o já visto (a cena inicial é tensa e bem feita).

O que talvez tenha faltado em Jindabyne foi um pouco de humildade, visto que ele parece se achar no direito de demorar bastante, porém de forma pretensiosa, principalmente adentrando no último ato. De qualquer forma, tai uma boa discussão sobre família, amizades, atitudes, tolerância e racismo que não deve ser deixada de lado.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Laura Linney
Gabriel Byrne
Deborrah-Lee Furness
John Howard
Leah Purcell
Stelios Yiakmis
Alice Garner
Simon Stone
Betty Lucas
Chris Haywood

Direção:
Ray Lawr

Produção:
Catherine Jarman

Fotografia:
David Williamson

Trilha Sonora:
Paul Kelly
Dan Luscombe

Bônus: Entrevista com Laura Linney sobre Jindabyne!

[youtube IhlPbj0teZo]

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram