Inimigos Públicos (“Public Enemies”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

[youtube 6Cus3ztwJvE]

Michael Mann sempre soube casar ótimas performances de seus atores com o realismo total, principalmente quando se trata de violência. Sendo assim não é por acaso que esse realismo extrapole para uma sensacional reconstituição de época da década de 30, logo após a Grande Depressão. É nesse cenário que conhecemos nosso anti-herói John Dillinger, nada menos que Johnny Depp de “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet“, num de seus poucos papéis, digamos normais, desde “O Libertino” em 2004.

Dillinger é implacável, foge de prisões com uma facilidade ímpar e é frio e calculista na hora de assaltar um banco e sempre se sai bem. Para combater esse aparente invencível criminoso, contratam um jovem, inteligente e persistente agente Melvin Purvis (Christian Bale de “Exterminador do Futuro – A Salvação“), cuja filosofia extrapola a força física e já penetra na inteligência da informação.

Sentiram o aroma de “Os Intocáveis“? Mas vindo de Mann, o que parece mais é como se ele tivesse feito um outro “Fogo Contra Fogo“, só que 60 anos antes. Se bem que o bandido de Depp tem uma grande diferença do vilão interpretado por De Niro em 1995: ao contrário deste, Dillinger tem na soberba seu maior defeito e uma queda quase fatal por uma determinada mulher, Billie (Marion Cotillard de “Piaf“).

Uma das coisas que chama atenção e que o bom cinéfilo deve reparar, há uma penca de atores conhecidos nesta produção que, provavelmente pelo crédito do diretor, aceitaram fazer qualquer papel. Tanto é que, com exceção do sempre ótimo Billy Crudup (“Watchmen – O Filme“), que tem um destaque maior e está sempre em forma, chega a ser difícil prestar atenção nos demais, que não no trio de protagonistas.

Cheio de frases de efeito, iconoclastias e um terceiro ato com toda a pompa de uma superprodução (leia-se a cena do cinema, a qual aconteceu de verdade), ainda sim, Mann conseguiu passar uma visão clara da época e do comportamento das pessoas em face do cenário econômico nos EUA. Como sempre, o diretor exibe uma fotografia impecável, sabendo o momento de planos mais altos e com a câmera sempre em movimento, mesmo em cenas de diálogos para deixar o espectador de sobressalto. “Inimigos Públicos” está longe de ser pop e talvez demore mais que o necessário, mas é aquela pérola para se observar com carinho, e principalmente atenção.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Johnny Depp
Christian Bale
Marion Cotillard
Channing Tatum
Giovanni Ribisi
Billy Crudup
Stephen Dorff
David Wenham
Stephen Graham
Jason Clarke
Stephen Lang
Ed Bruce
Bill Camp
Rory Cochrane
Brian Connelly
Matt Craven
Diana Krall
John Ortiz
James Russo
Casey Siemaszko
Leelee Sobieski
Lili Taylor

Direção:
Michael Mann

Produção:
Kevin Misher

Fotografia:
Dante Spinotti

Trilha Sonora:
Elliot Goldenthal

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram