Usina de Sonhos (“The Mysteries of Pittsburgh”, EUA, 2008)

[youtube RYLkZ77GtNw]

O pouco conhecido Jon Foster (fez algumas séries de TV) protagoniza esse insosso drama sobre Art, um jovem cujo pai mafioso (Nick Nolte de “Trovão Tropical“) o tem guiado a contragosto. Prestes a prestar um exame para um importante mas indesejável cargo, com a “ajudinha” do pai, ele decide passar os últimos três meses se divertindo e conhece o casal formado pelo rebelde e encrenqueiro Cleveland (Peter Sarsgaard de “Às Margens de um Crime“) e a adoravelmente perdida Jane (Sienna Miller de “G.I. Joe“). Juntos eles passam momento que irão mudar suas vidas.

Bem, a última frase acima parece auspiciosa, mas não se enganem. Infelizmente o personagem Art foi tão mal escrito que chega a passar uma sensação de charlatanismo para o espectador. Além disso, Foster, seu intérprete tem uma atuação inexpressiva que compromete a afinidade com o público. Agora juntando essas características com uma determinada, digamos, reviravolta no fim do segundo ato e aí fica difícil de engolir tudo o que acontece em seguida (ninguém joga Sienna Miller fora desse jeito). Falando nisso, Miller está apenas no piloto automático, enquanto Sarsgaard sempre se sai bem, não fosse a besteira que o roteirista fez com Cleveland no desfecho, aproveitando de sua personalidade impulsiva só para um clímax pra lá de forçado.

Já nos quesitos técnicos, principalmente fotografia e edição, a equipe se sai muito bem e chega quase a ofuscar os problemas de roteiro. Finalmente, a trilha sonora de Theodore Shapiro tem quase o mesmo apelo da que ele compôs para “Marley & Eu“. Por isso que, com todas as falhas, alguns ainda correm o risco de se identificarem com esse drama que não se sustenta em uma análise mais profunda. Baseado no livro homônimo de Michael Chabon”Usina de Sonhos” acaba sendo mais do mesmo, mas com um pouco menos.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Jon Foster
Peter Sarsgaard
Sienna Miller
Nick Nolte
Mena Suvari
Rawson Marshall Thurber

Direção:
Rawson Marshall Thurber

Produção:
Thor Benander
Michael London
Jason Mercer

Fotografia:
Michael Barrett

Trilha Sonora:
Theodore Shapiro

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram