W. (EUA / Alemanha / Austrália / Hong Kong / Inglaterra, 2008)

[youtube weELpc3pYMs]

Vamos ser realistas: Oliver Stone parece der perdido a mão nos últimos anos. Há cerca de 10 anos não faz nada de destaque e acumulou desastres como “Alexandre“. Sua grandiosidade, mesmo presente em todos seus filmes, não se traduz em resultado positivo. Além de uma certa obsessão por presidentes. Depois de “J.F.K. – A Pergunta que Não Quer Calar” em 1991 e “Nixon” em 1995, aqui ele traça a trajetória de George W. Bush desde sua conturbada juventude, passando pela iluminação divina para se tornar um político, até o fim de seu primeiro mandato quando ele começa a ver que o tiro de invadir o Iraque saiu pela culatra.

Quase nunca um time tão grande de atores de primeira linha participou de uma produção, nem que fosse para fazer meras pontas de alguns minutos apenas. Quem encabeça a produção é o surpreendente Josh Brolin que, após anos de ostracismo, vem acumulado elogios e papéis importantes desde “Onde os Fracos Não Têm Vez“. E com razão, já que ele interpreta W. Bush talvez até melhor que o próprio. Sua cadência e seu sotaque texano e suas confusas pausas pra reflexão, marcas registradas do ex-presidente também se fazem presente na interpretação de Brolin. Os demais colegas de elenco, apesar de corretos são todos eclipsados pelo protagonista e em alguns momentos não passam de figurantes (Thandie Newton como Condoleezza Rice que o diga). Pelo menos funcionam para estabelecer a dinâmica com protagonista e esclarecendo como decisões equivocadas podem ser tomadas com uma enxurrada de pressão destes coadjuvantes por todos os lados.

Mas tirando a inicial direção segura e uma boa e pesada fotografia, a partir do segundo ato, o barco de “W.” começa a fazer água, principalmente pela atual mania que o diretor tem de abstrair os pensamentos do presidente, finalizando o enredo de forma abrupta e surreal. Aliás, Stone gasta minutos demais no já longo filme de mais de 2 horas com sonhos e delírios de Bush Filho. E perde a chance de mostrar momentos importantes como o dia dos ataques de 11/09. Tampouco toma um partido (o que não é algo necessariamente ruim), mas se mostra omisso de julgamento, principalmente se tomarmos como base a cinegrafia do diretor. Desnecessário, “W.” é quase mais uma bola fora de Stone, desperdiçando um elenco estelar e alguns milhões de dólares de Hollywood.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Josh Brolin
Toby Jones
Dennis Boutsikaris
Jeffrey Wright
Thandie Newton
Scott Glenn
Richard Dreyfuss
Bruce McGill
James Cromwell
Marley Shelton
Michael Gaston
Keenan Harrison Brand
Ellen Burstyn
Jason Ritter
Noah Wyle
Bill Jenkins
Elizabeth Banks
Rob Corddry
Stacy Keach
Ioan Gruffudd
Colin Hanks

Direção:
Oliver Stone

Produção:
Bill Block
Moritz Borman
Paul Hanson
Eric Kopeloff

Fotografia:
Phedon Papamichael

Trilha Sonora:
Paul Cantelon

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram