Simplesmente Feliz (“Happy-Go-Lucky”, Inglaterra, 2008)

[youtube 87fXcLwAsis]

Muita coincidência assistir a um exato contraponto ao filme baseado na obra de Paulo Coelho um dia antes. Diria mais Se “Veronika Decide Morrer“, Poppy decide viver em “Simplesmente Feliz“.

Sally Hawkins (“Um Sonho de Cassandra“) é Poppy, uma mulher sempre de bem com a vida que mora com sua melhor amiga. Ela é daquelas que vê o copo meio cheio em qualquer situação. Toda narrativa mostra como pequenos ou grandes eventos do cotidiano desafiam ou então ratificam sua postura positivista.

Hawkins é fabulosa por ter criado uma personagem que facilmente seria aquela intragável pessoa otimista, caso não víssemos sua performance. Mesmo com essa visão e a missão de ser positiva, a atriz acertadamente propõe um perfil muito mais real e sem cansar o espectador. Pequenas nuances do seu olhar identifica que ela não é uma mulher que simplesmente vive no mundo da lua, mas sim escolhe ser feliz e ajudar as pessoas que estão ao seu alcance. Ela tem uma dinâmica rica com todos os coadjuvantes, principalmente Eddie Marsan (“Hancock“), que faz seu professor de auto-escola, quase como um antagonista à visão da protagonista.

Entretanto, o filme não dispõe de um arco de história eficaz, como se pegasse um pedaço da vida de Poppy e jogasse na tela. Há quem possa achar isso uma boa decisão, mas a falta de conflitos mais relevantes enfraquece o argumento. O diretor Mike Leigh (“Segredos e Mentiras“) também não economizou e fez um filme com muita gordura expondo cenas desnecessárias – a do mendigo, por exemplo – que pouco ou nada agregam à trama. Com uma edição mais ágil, “Simplesmente Feliz” poderia até fazer frente com a depressão de Veronika. Mas preferiu apenas ser um passatempo que hora é divertido, hora é cansativo.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Sally Hawkins
Alexis Zagerman
Andrea Riseborough
Sinead Matthews
Kate O’Flynn
Sarah Niles
Eddie Marsan

Direção:
Mike Leigh

Produção:
Simon Channing Williams

Fotografia:
Dick Pope

Trilha Sonora:
Gary Yershon

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram