2012 (EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

[youtube l5eyug663sk]

Quer acabar com o mundo? Chama Roland Emmerich! Afinal de contas, em suas mãos nosso querido planeta já padeceu com “Independence Day“, “Godzilla” e “O Dia Depois de Amanhã“. Depois de uma rápida pausa com outro épico dessa vez mais para o início de tudo com “10.000 A.C.“, o diretor volta com uma até nada coerente, porém interessante explicação de como o mundo vai acabar.

Não se enganem. Esse filme é feito exclusivamente para quem quer ver os melhores efeitos especiais em prol da destruição da Terra. E no roteiro tem de tudo: terremotos, inundações, erupções, tsunamis e por aí vai. História? Esqueça, a não ser que você leve a sério Jackson, interpretado por John Cusack que já protagonizou outro filme que é um número “1408“, que traiu o movimento (véio) e agora trabalha nos blockbusters mais descerebrados de Hollywood. Ele é um escritor que, por acaso descobre que o mundo vai acabar e tenta levar sua ex-esposa (Amanda Peet que já trabalhou com ele em “Nossa Vida Sem Grace“), seus filhos e o marido dela a reboque para um lugar seguro.

E existe sim um diferencial em “2012“: na maioria do tempo, ele não se leva a sério. Na verdade “2012” é uma comédia onde tem escorregadias pitadas dramáticas. E são nesses momentos de drama que o filme afunda (sem trocadilhos). Todos os piores clichês do gênero de “fim de mundo” estão presentes da maneira mais sacal que se pode esperar. Uma das últimas mortes (de um personagem importante) feitas com o único propósito de fazer Jackson “se dar bem” chega a ser nojento de tão clichê, sendo ainda pior que o tal personagem é esquecido em menos de 3 minutos! É rir para não chorar.

E rir mesmo: algumas cenas como a do carro com ativação por voz são perfeitas. Então fica combinado assim: quem gosta de ver o mundo acabar, vai e mesmo se cansando com mais de duas horas de projeção vale a pena. Mas quem gosta de cinema, talvez seja melhor ficar em casa. Se você perder “2012“, não vai ser o fim do mundo.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
John Cusack
Amanda Peet
Danny Glover
Oliver Platt
Thandie Newton
Chiwetel Ejiofor
Woody Harrelson
Thomas McCarthy
Liam James
Beatrice Rosen
Alexandre Haussmann
Philippe Haussmann
Johann Urb
John Billingsley
Chin Han
Osric Chau
Blu Mankuma
George Segal
Stephen McHattie
Patrick Bauchau
Ryan McDonald
Jimi Mistry

Direção:
Roland Emmerich

Produção:
Harald Kloser
Mark Gordon
Larry Franco

Fotografia:
Dean Semler

Trilha Sonora:
Harald Kloser
Thomas Wander

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram