Inimigo Público Nº 1 – Instinto de Morte (“L’Instinct de Mort”, França / Itália / Canadá, 2008)

[youtube TrBIHyllHG0]

Quando fiz a resenha de “Corrida Contra o Tempo” disse que há filmes que não deveriam ter sinopse para que o público descobrisse sozinho do que se trata. Neste caso é o inverso: a falta de conhecimento pode levar o espectador a certa frustração.

Então vamos dar essa ajuda: a produção é baseada na vida real de um grande criminoso francês Jacques Mesrine, interpretado por Vincent Cassel (“Senhores do Crime“). Apesar de ter voltado da Guerra da Argélia com mérito na década de 60, aos poucos vai se enveredando pela vida do crime e, com mais ação do que razão, comete diversas barbáries entre idas e vindas na prisão. Importante citar que esta é a primeira de duas partes, sendo a segunda ainda não lançada.

Dito isso, “Inimigo Público Nº 1” bebe na fonte de uma série de filmes americanos que falam sobre prisão, máfia e criminalidade. Tem referências passando por “O Poderoso Chefão“, “Profissão de Risco“, o qual se parece muito com “Meu Nome Não é Johnny” e até por “Inimigos Públicos” cuja semelhança no título nacional não é mera coincidência. Infelizmente por conta dessa característica, o filme parece uma colagem de tudo o que já se viu antes a respeito desses vários temas. E como são vários temas em um, a colagem fica um tanto superficial, isto é, mais do mesmo com menos profundidade.

Como vantagens, tem a direção segura com alguns artifícios de narrativa do competente Jean-François Richet, além da sempre honesta atuação de Vincent Cassel. Com algumas cenas brilhantes, como a entrada do protagonista na prisão de Quebec ou a cena final, mas também com várias cenas de lugares comuns, quase chupadas de outras produções, essa incursão francesa nos enlatados Hollywoodianos se mantém apenas como produto mediano um pouco longo demais, mas com produção requintada e digna de se assistir.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Vincent Cassel
Cécile De France
Gilles Lellouche
Ludivine Sagnier
Roy Dupuis
Elena Anaya
Michel Duchaussoy
Myriam Boyer
Florence Thomassin
Abdelhafid Metalsi
Gérard Depardieu

Direção:
Jean-François Richet

Produção:
Thomas Langmann

Fotografia:
Robert Gantz

Trilha Sonora:
Marcus Trumpp

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram