Tá Rindo Do Que? (“Funny People”, EUA, 2009)

[youtube NfUwvTvzrg8]

Há diretores que quando fazem um trabalho de grande sucesso, ganham uma espécie de credencial de Hollywood pra dirigir o projeto que quiser. Depois do estrondoso sucesso de “O Virgem de 40 Anos” e “Ligeiramente Grávidos“, o qual de quebra revelou o comediante Seth Rogen ao mundo, além de produzir várias outras comédias inteligentes pelo caminho, o diretor Judd Apatow faz o filme mais irregular de sua carreira.

Adam Sandler (“Um Faz de Conta que Acontece“) é um comediante milionário que começou em números de stand up que num exame de rotina descobre que tem uma doença praticamente incurável e deve levar sua vida em poucos meses. Passando pelas fases de negação e aceitação ele contrata um comediante novato (o próprio Seth Rogen) para escrever piadas o que evolui para uma estranha amizade, já que este passa a ser um acompanhante particular. Ambos tentam consertar os erros do passado do protagonista, principalmente com sua ex-namorada (Leslie Mann, esposa de Apatow na vida real, vista há pouco em “A Pedra Mágica“). É óbvio que as coisas não devem dar tão certo assim.

Tá Rindo do Que?” não é para todos. Aliás, parece ter sido feito para o público específico que gosta de comédia de stand up: convida vários profissionais em participações especiais, como Paul Reiser da saudosa série “Mad About You“, Sarah Silverman, Ray Romano de “Everybody Loves Raymond” e “A Era do Gelo“, entre outros, todos como eles próprios, além de algumas inusitadas participações como a do rapper Eminem e do cantor James Taylor. Para os demais, apenas apreciadores do bom cinema, isso não deve passar de um amontoado de gente (uns mais conhecidos outros menos) gastando tempo precioso de projeção – e lá se vão mais de duas horas de filme – desvirtuando uma narrativa que, apesar do ótimo timing cômico dos atores, falta o timing do próprio diretor. Apatow parece ter deixado a câmera ligada a esmo (falando aqui de maneira figurada, é claro) e não se preocupou na edição.

Temos então uma boa quantidade de bons momentos diluídos em cenas cansativas que nem o carisma de todos os atores envolvidos consegue minimizar. Com meia hora de filme a menos, sua narrativa seria muito mais ágil e provavelmente daria uma ótima dramédia, até porque o final passa longe do óbvio, configurado uma acertada decisão. Mas é quase impossível passar com a paciência incólume e ainda achando graça de cada minuto. Daí acompanho o título: tá rindo do que?

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Adam Sandler
Seth Rogen
Leslie Mann
Eric Bana
Jonah Hill
Jason Schwartzman
Aubrey Plaza
Maude Apatow
Iris Apatow
RZA
Aziz Ansari
Torsten Voges
Allan Wasserman
James Taylor
Rod Man
Andy Dick
Charles Fleischer
Paul Reiser
Eminem
Ray Romano
Justin Long

Direção:
Judd Apatow

Produção:
Barry Mendel
Judd Apatow
Clayton Townsend

Fotografia:
Janusz Kaminski

Trilha Sonora:
Michael Andrews
Jason Schwartzman

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram