9 – A Salvação (“9”, EUA, 2010)

[youtube mSIRcvOFYyU]

A trama é até provocativa como a própria história do filme. Inicialmente um curta metragem feito em 2005, este ganhou prêmios por todo o mundo, inclusive o Oscar, chamando atenção da comunidade cinematográfica. E como as águas do rio correm para o mar, seu sombrio design chegou às mãos de Tim Burton, o qual também é craque em animação, vide “A Noiva Cadáver” e que aceitou produzir um longa contando a história desses esquisitos personagens.

Eles são pequenos bonecos feitos de pano, plástico e metal que vivem num mundo pós-apocalíptico e ainda não descobriram o sentido de sua vida, mas apenas temem o mundo lá fora, já que o perigo espreita sob a forma de robôs maléficos. Quando o nono boneco (na voz de Elijah Wood, o eterno Frodo da trilogia “Senhor dos Anéis“) acorda e tenta resgatar um amigo, sem querer liberta um monstruoso robô capaz de sugar a alma de cada ser de pano, o que causa sentimentos conflitantes em seus semelhantes, se fogem pra se proteger ou se enfrentam a tal máquina mortífera.

A tecnologia é de última geração e o design é realmente a cara de Burton, sensacionalmente soturno e mostra alguns temas mais adultos que as crianças gostariam. E se a narrativa é ágil e envolvente, o roteiro padece de um erro monumental: ele simplesmente não consegue se explicar. Porque a maléfica máquina age daquela maneira, qual a fonte do poder dela e mais, porque ela usa esse poder, são apenas algumas perguntas ficam no ar com pífias explicações que só agradarão a quem não tiver o mínimo de atenção na história. Muito menos se esclarece a tal alma dos bonecos. Seu último ato deixa a frustrada tentativa de montar o quebra-cabeça ainda mais aleijada.

Com alguns bons extras, “9 – A Salvação” chega a ter ótimos momentos, mas não consegue escapar de uma diversão apenas mediada que prometia muito, mas não conseguiu cumprir por terem focado mais na estética que no roteiro.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Elijah Wood
John C. Reilly
Jennifer Connelly
Crispin Glover
Martin Landau
Christopher Plummer
Fred Tatasciore
Helen Wilson

Direção:
Shane Acker

Produção:
Timur Bekmambetov
Tim Burton
Dana Ginsburg
Jinko Gotoh
Jim Lemley

Trilha Sonora:
Deborah Lurie

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram