Preciosa – Uma História de Esperança (“Precious: Based on the Novel Push by Sapphire”, EUA, 2009)

Adolescente de16 anos, com um filho e grávida do segundo, fruto de estupros do próprio pai, analfabeta, morando com a mãe, a qual a maltrata compulsivamente. Só o cartaz de “Preciosa” já surpreende, mostrando uma protagonista completamente diferente do estereótipo normal, já que beira a obesidade mórbida. E isso porque o espectador pensa equivocadamente que isso não pode piorar.

E o alicerce para dar uma força fenomenal à história é da dupla formada pela protagonista, Gabourey Sidibe, na vida real com 26 anos e debutando no cinema e a impressionante Mo’nique (até então sempre comediante como em Beerfest) no papel da mãe repressora e psicologicamente perturbada. Não é a toa que está última arrematou o Oscar de melhor atriz coadjuvante: brilhando e roubando a cena sempre que entra, ela ainda dá um show a parte no diálogo com uma assistente social quase no fim do filme, o qual se transforma num fabuloso monólogo. Só por isso ela já merecia a estatueta. Destaque para o cantor Lenny Kravitz discreto e eficaz como um enfermeiro.

O drama mostra uma história de esperança, mas calcada na realidade, sem nenhuma magia de Hollywood. Tanto é que uma reviravolta no terceiro ato chega a abalar a estrutura da platéia. Inclusive, no sentido de ‘desgraça pouca é bobagem’, o diretor Lee Daniels, produtor do também ótimo “O Lenhador” fez uma acertada escolha de não mostrar explicitamente ou graficamente determinadas situações, tanto para fazer suspense, quanto para poupar o público de desgostos desnecessários. Também é interessante perceber as cenas dos sonhos de Preciosa que funcionam, não só como aspirações, mas também como uma válvula de escape da dura realidade. Entretanto o ponto negativo é que o recurso acaba sendo usado a exaustão e passando aquela impressão de que seus realizadores quiseram em muitos momentos apenas aumentar a duração da película.

Infelizmente os brasileiros que não sabem ou tem conhecimento incipiente de inglês não conseguirão captar grande parte do problema de analfabetismo, já que apesar dela falar muito errado, cometendo erros gritantes, as legendas brasileiras traduzem num português perfeito. Os próprios créditos iniciais são escritos propositalmente errados, porém é capaz de muita gente não perceber a nuance. “Preciosa” é um poderoso drama independente que parece ter encontrado seu lugar exato no Oscar, tanto nas indicações, quanto nas premiações. Como história sobre esperança, vai mexer com o coração de todos.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
RyGabourey Sidibe
Mo’Nique
Rodney Jackson
Paula Patton
Mariah Carey
Sherri Shepherd
Lenny Kravitz
Stephanie Andujar
Chyna Layne
Amina Robinson
Xosha Roquemore
Angelic Zambrana

Direção:
Lee Daniels

Produção:
Lee Daniels
Gary Magness
Sarah Siegel-Magness

Fotografia:
Andrew Dunn

Trilha Sonora:
Mario Grigorov

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram