A Vida Secreta das Abelhas (“The Secret Life of Bees”, EUA, 2008)

O título deste drama deve se referir ao teor de açúcar (ou melhor, água com açúcar) envolvido. A única lembrança que Lily (Dakota Fanning da saga “Crepúsculo“) tem da sua mãe é de tê-la matado acidentalmente com um tiro aos quatro anos durante uma briga com seu pai (Paul Bettany de “Legião“). Dez anos depois, devido ao mau tratamento de seu violento pai, ela decide fugir da casa movida pela esperança de encontrar vestígios do passado de sua mãe.

Isso em 1964 no auge do racismo americano. Ela e sua empregada (Jennifer Hudson de “O Efeito da Fúria“) encontram, numa cidade próxima, abrigo numa casa de três irmãs negras bem sucedidas com produção de mel (daí o título), cada um com um drama diferente.

O fio condutor da trama sobre o próprio mistério (?) da mãe de Lily é diluída pelos outras subtramas: a empregada com o desejo de registrar-se como votante numa cidade racista; das três irmãs, June (a cantora Alicia Keys de “Sex and the City 2“) é o estereótipo da antagonista e orgulhosa, recusa-se a casar com seu namorado; May (Sophie Okonedo de “Ensinando a Viver“) claramente com distúrbios psicológicos tem um passado sofrido; e eis que surge Queen Latifah (“Idas e Vindas do Amor“) quase como um Morgan Freeman de saias ao ser a irmã que sempre tem o conselho certo a dar. Assim a atenção do espectador também fica dividida e com tantas mini-histórias e é bem capaz de seu interesse acabar por ser superficial em todas.

Destaque vai para o belo trabalho de Bettany e Okonedo que são os únicos que conseguem dar vida real a personagens estereotipados. Os demais fazem seus trabalhos corretamente, mas não são ajudados por um roteiro burocrático e pesado que embalado pela melosa trilha de Mark Isham (“Exército de Extermínio“) tenta capturar o emocional do público.

A Vida Secreta das Abelhas” é um drama mais recomendável para fãs de algum artista presente do que para um cinéfilo exigente. Mais um que vai ficar pra Sessão da Tarde.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Dakota Fanning
Queen Latifah
Jennifer Hudson
Alicia Keys
Sophie Okonedo
Paul Bettany
Hilarie Burton
Tristan Wilds

Direção:
Gina Prince-Bythewood

Produção:
James Lassiter
Ewan Leslie
Joe Pichirallo
Lauren Shuler Donner
Will Smith

Fotografia:
Rogier Stoffers

Trilha Sonora:
Mark Isham

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram