Os Mercenários (“The Expendables”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

Para alguns pode parecer mais um filme descerebrado de Hollywood com quilos de clichês e toneladas de mentiras. Mas é muito mais. Sylvester Stallone, o eterno Rambo e Rocky, hoje com mais botox do que músculos, teve uma sacada genial: fazer uma produção com todos os astros de ação desde os anos 80 até os mais atuais. A genialidade já começa pelo título original The Expendables: pobremente traduzido como “Os Mercenários“, na verdade quer dizer Os Descartáveis, o que faz a perfeita alusão aos gloriosos astros que, quando jovens povoam o gênero ação, mas ao envelhecerem são simplesmente jogados fora sem piedade por Hollywood, dando lugar a novas caras.

E ele conseguiu reunir quase todo mundo mesmo, comandando uma trupe de mercenários formada por Jason Statham (“Adrenalina 2“), Jet Li (“O Reino Proibido“), Dolph Lundgren (um dos desprezados por Hollywood que estreou justamente como antagonista em “Rocky 4“), Mickey Rourke (“O Homem de Ferro 2“), o lutador Randy Couture (“Cinturão Vermelho“) e o comediante brutamontes Terry Crews (“Gamer“). Eles são contratados por ninguém menos que Bruce Willis (“Substitutos“) para tirar uma cidadezinha da América Latina do domínio de um general, o qual é sustentado pelo grande vilão Eric Roberts (“Batman – O Cavaleiro das Trevas“) – veja que Sly até pensou num vilão que era figurinha carimbada nos thrillers oitentistas.

Repararam que eu não coloquei o nome de nenhum personagem? É porque não interessa, já que a homenagem está nos próprios atores. A esperteza de Stallone é tanta que ele abraça todos os clichês possíveis, sabendo que tudo é desculpável numa reunião tão querida pelos fãs. Ele inclusive faz de propósito e chega às raias da paródia com diálogos hilariantes: a hora que Jet Li diz que deve ganhar mais porque é o menor da turma – isso no meio de uma perseguição – é impagável; A ponta magnífica de Arnold Schwarzenegger pra completar a trinca com Stallone e Willis e a piadinha no final da cena faz a platéia bater palmas.

Os Mercenários” também tem muito sangue digital, membros amputados, pancadaria e claro, uma mocinha latina, interpretada pela brasileiríssima e caliente Giselle Itiê. Lembrando que muitas cenas foram filmadas no Rio de Janeiro. De resto, apenas fica a dica de não se levar a produção a sério. Quem levar a sério nem precisa entrar no cinema. É uma grande e deliciosa brincadeira da qual apenas não participaram Jean Claude Van Damme e Steven Seagal porque, segundo consta, não gostaram dos papéis. Eles perderam a festa. Quem ganhou é o espectador. Mas pelo andar da carruagem e da ótima bilheteria, podem aguardar uma segunda parte, quem sabe com toda a galera.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Sylvester Stallone
Jason Statham
Jet Li
Dolph Lundgren
Eric Roberts
Giselle Itiê
Randy Couture
Steve Austin
David Zayas
Terry Crews
Mickey Rourke
Bruce Willis
Arnold Schwarzenegger

Direção:
Sylvester Stallone

Produção:
Kevin King
Avi Lerner
Kevin King Templeton
John Thompson
Les Weldon

Fotografia:
Jeffrey L. Kimball

Trilha Sonora:
Brian Tyler

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram