Ameaça Terrorista (“Unthinkable”, EUA, 2010)

Muitos dizem que Samuel L. Jackson (“O Vizinho“) é um bad ass mother fucker ainda não viu nada. Em “Ameaça Terrorista” ele é um torturador contratado pela CIA para fazer com que um americano convertido a muçulmano (o camaleônico Michael Sheen de “Maldito Time de Futebol“) confesse onde ele plantou três potenciais bombas, as quais, caso realmente existam, podem estar em qualquer centro urbano nos EUA. Tudo isso sob os olhos atentos, desconfiados e quase aterrorizados de uma agente do FBI (A eterna Trinity de “Matrix“, Carrie-Anne Moss e também de “Um Segredo Entre Nós“).

Passado praticamente no interior de uma escola onde nosso anti-herói dispõe dos mais requintados tipos de tortura para fazer o suposto terrorista confessar, a produção é um tratado sobre esses tão controversos métodos e sobre a sua eficiência. Jackson e Moss representam os pólos opostos nessa questão, enquanto que os demais coadjuvantes representam o próprio país que age sob seus interesses escusos. O filme foi muito bem planejado no sentido em que sua verba foi direcionada para uma impecável produção B (pouco dinheiro, muita imaginação) e, pelo menos até seus últimos minutos, fugindo dos possíveis clichês do gênero.

Infelizmente o diretor Gregor Jordan (“The Informers – Geração Perdida“) abusa da persona de Jackson, tornando-o em muitos momentos, quase caricato. E seu desfecho, o qual até certo ponto mostra um ótimo clímax tenso, acaba descambando para últimos segundos de uma tremenda falta de imaginação. Primeiramente a situação seria muito fácil de se resolver, pois era possível uma encenação do que o terrorista queria. E, sem revelar o final, pode-se dizer que um terrorista com a capacidade do personagem mostrado jamais colocaria a última bomba num lugar tão óbvio, contando com que não fossem achá-la.

Calma. Se pensam que isso foi um spoiler, aconselho a ver “Ameaça Terrorista” primeiro. Mas conselho melhor do que esse é ver se você for fã do gênero ou de algum dos artistas envolvidos. Gera uma boa discussão, vale a pena, mas tem melhores.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Samuel L. Jackson
Carrie-Anne Moss
Michael Sheen
Gil Bellows
Martin Donovan
Brandon Routh

Direção:
Gregor Jordan

Produção:
Caldecot “Cotty” Chubb
Vanessa Coifman
William O. Perkins III
Marco Weber

Fotografia:
Oliver Stapleton

Trilha Sonora:
Graeme Revell

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram