Jogos Mortais – O Final (“Saw – 3D”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

Em um determinado momento da terceira parte de “Jogos Mortais”, Jigsaw diz pra Amanda que está decepcionado, pois com o tempo, ela se desviou do objetivo principal do jogo que era dar chance às pessoas de salvarem suas vidas através de provações, para simplesmente matar aqueles escolhidos pelos seus pecados. A partir de seu quarto filme, a própria saga seguiu esse caminho de se desvencilhar de seu objetivo principal através da inserção de novos e desnecessários elementos.

Até chegar aqui, o seu derradeiro final (pelo menos é o que está no título), onde apenas responde à questão: como enfileirar sanguinárias cenas com os tais jogos escrevendo o mínimo de história? Hoffman escapa da armadilha que Jill (esposa de Jigsaw) preparou e jura vingança. Um novo personagem, Bobby (Sean Patrick Flanery de “Corvos“) ficou rico depois que mentiu dizendo que foi um sobrevivente dos jogos de Jigsaw, só para em seguida servir de cobaia para o principal jogo do filme. E, como sempre, há um policial que quer pegar o psicopata. A bola da vez é o agente Gibson (Chad Donella que já fez um sem número de participações em séries para TV, incluindo “Smallville” e “Lost“).

Apesar de trazer algumas das melhores cenas de carnificina da série, o que é potencializado pelo efeito 3D, o saldo final é exatamente o mesmo de seus antecessores. Não só o espectador já fica na certeza de estar assistindo apenas a uma seqüência de mortes bem elaboradas sem a mínima esperança de sobrevivência (o que tira grande parte da tensão), como também quase (digo quase) pode prever quem vai sobrar no final. A única surpresa é a volta de um dos personagens do episódio que deu origem à saga. Mesmo sendo deliciosamente nostálgico, fica claro que foi apenas uma tentativa do roteiro de dar um gás nesta última parte que carece, e muito, de reviravoltas inteligentes.

É inevitável ver “Jogos Mortais – O Final” para quem já acompanhou a série até então, o qual é subconjunto dos que adoram terror ou simplesmente efeitos especiais de dilacerações e afins. Pena que esse é o único presente que Jigsaw pode dar.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Tobin Bell
Costas Mandylor
Cary Elwes
Betsy Russell
Sean Patrick Flanery
Gina Holden
Chad Donella
Laurence Anthony
Dean Armstrong
Naomi Snieckus
Anne Lee Greene
Rebecca Marshall
Sebastian Pigott
Gabby West
Chester Bennington

Direção:
Kevin Greutert

Produção:
Mark Burg
Oren Koules

Fotografia:
Brian Gedge

Trilha Sonora:
Charlie Clouser

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram