RED – Aposentados e Perigosos (“RED”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

Protagonizar um “senhor” de 50 anos que era um agente da CIA e agora está aposentado deve ser tão emblemático para Bruce Willis, quanto a sua participação em “Os Mercenários“. A história, baseada na HQ homônima que teve três capítulos se torna uma comédia de ação com absurdos que, apesar dos mais exigentes reclamarem, cai muito bem no contexto dessa nova realidade.

Willis é Frank, um ex-agente que agora busca ter uma vida normal e o máximo de relacionamento que encontra são as forjadas conversas com a garota do telemarketing de sua aposentadoria, Sarah (uma Mary-Louise Parker de “As Crônicas de Spiderwick” mais siliconada e linda). Sem aviso, ele vira alvo de matadores profissionais e até da própria CIA e deve juntar forças com ex-colegas para descobrir o motivo e acabar com essa conspiração.

O clima de “Red” deve ser encarado de forma análoga a de “Treze Homens e um Novo Segredo” só que com menos cérebro e mais ação: toda a equipe se divertindo, o que faz com que tragam o melhor de si para as câmeras. Hellen Mirren (“Coração de Tinta“) e Brian Cox (“Instinto de Vingança“) protagonizam ótimas surpresas com sua química; Mary-Louise Parker funciona como um relógio britânico em seu alívio cômico; agora quem rouba todas as cenas é o fantástico John Malkovich (“Depois de Partir“) como o neurótico aposentado do time. E é claro, Willis, interpreta a ele mesmo com a sua persona cool, o que é mais do que apropriado. O único grande ator que parece ter sido subaproveitado é Morgan Freeman (“Um Crime Nada Perfeito“).

Mesmo que a trama não importe muito – afinal o resultado é compreensível, mas não justificável – ela é conduzida de forma segura pelo diretor Robert Schwentke (“Te Amarei Para Sempre“) com ótimas tomadas de ação e que – deve-se citar novamente – são de um absurdo que beira o hilário, mas que é justamente o resultado pretendido. “Aposentados e Perigosos” é uma das poucas comédias com Bruce Willis onde todos os aspectos, sejam eles técnicos ou artísticos, funcionam e se complementam de forma a trazer boas risadas com uma ótima dose de aventura.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Bruce Willis
Helen Mirren
Morgan Freeman
Mary-Louise Parker
John Malkovich
Richard Dreyfuss
Brian Cox
James Remar
Karl Urban
Ernest Borgnine
Michelle Nolden
Rebecca Pidgeon

Direção:
Robert Schwentke

Produção:
Lorenzo Di Bonaventura
Mark Vahradian

Fotografia:
Florian Ballhaus

Trilha Sonora:
Christophe Beck

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram