Valhalla Rising – O Guerreiro Silencioso (“Valhalla Rising”, EUA / Inglaterra / Dinamarca, 2009

Mais uma produção para um público seletíssimo por se tratar mais de uma experiência que de um filme para puro entretenimento. Mads Mikkelsen (“Fúria de Titãs“) é One Eyed (tradução para “um olho”), um guerreiro com um talento nato para a violência que é mudo (ou pelo menos não fala) e é escravo de uma tribo, sendo usado para combate em jogos entre povoados rivais. Após muita carnificina explícita, ele escapa juntando-se a um desgarrado menino da tribo e vão numa jornada sem destino até encontrar guerreiros da cruzada cristã em busca de novas terras. E a viagem para descobri-las será um teste físico e psicológico para os combatentes.

O diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn (“Medo-X“) coloca sua lente a serviço da visão distorcida e doentia de One Eye, um personagem que caiu como uma luva para Mikkelsen, um homem tão perturbado quando seu obscuro passado e a completa falta de uma perspectiva de futuro. A narrativa faz questão de colocar o público junto com os personagens. Exemplo disso é a quase interminável viagem de barco que testa o limite de todos, inclusive do espectador. Tal qual também é a chegada numa terra distante onde seus personagens enfrentam o isolamento e o ataque de um inimigo invisível.

Tudo isso contribui para que seja um filme difícil de assistir para os desavisados. Até porque o primeiro ato é mais fluido, mas a partir do segundo há uma boa dose de abstração, culminando praticamente – como alguns críticos colocaram antes – numa viagem de ácido. “Valhalla Rising” é aquele filme que pode ser chamado de arte para um público extremamente direcionado e adepto ao estilo. Para estes, a viagem será um exaustivo prazer. Para os demais, melhor nem embarcarem.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Mads Mikkelsen
Maarten Stevenson
Gordon Brown
Andrew Flanagan
Gary Lewis
Gary McCormack
Alexander Morton
Jamie Sives
Ewan Stewart
Matthew Zajac

Direção:
Nicolas Winding Refn

Produção:
Johnny Andersen
Henrik Danstrup
Bo Ehrhardt

Fotografia:
Morten Søborg

Trilha Sonora:
Peter Kyed

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram