As Viagens de Gulliver (“Gulliver’s Travels”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

Pegando carona no 3D, Jack Black (“Ano Um“) representa ele mesmo mais uma vez nessa milésima recriação baseada no livro de Jonathan Swift com todo um contexto contemporâneo. Com uma premissa tolinha que nem merece ser contada, Gulliver (Black) vai com para o Triângulo das Bermudas e acaba parando numa ilha desconhecida onde se localiza o reino de Lilliput, onde seus pequeninos habitantes o apelidam de A Besta. Com seu papo furado, Gulliver vira o protetor do reino e faz grandes mudanças com todos o cultuando.

E essa é a melhor parte do filme por conta das inúmeras referências cinematográficas e musicais. A representação de “Star Wars” e de “Titanic” é de cair na gargalhada, juntamente com a conversa sobre “Avatar“, o show do Kiss e a cantada usando a música Kiss do Prince. E pra coroar o momento a construção do análogo a junção da Sétima Avenida com a Broadway sendo que os cartazes e propagandas, indo de “Glee” à propaganda do Rolex sempre com a intrusão da figura de Gulliver.

Mas é só. O resto chega a ser surpreendentemente ruim. Os próprios personagens parecem não saber o que estão fazendo. Destaque negativo para Emily Blunt (“O Lobisomem“) que parece estar dopada durante o filme inteiro não fazendo idéia do papel que interpreta. Na seqüência do primeiro seqüestro é inexplicável como aquela cena com Blunt entrou no corte final, pois ela parecia estar completamente distraída.

Com todos os tropeços, o filme se agüenta até o início do terceiro ato. Mais precisamente até o personagem de Black encarnar um cantor e do nada entrar um número musical que é quase uma agressão ao já capenga roteiro. Aliás Black aqui anda mais chato do que nunca. Os últimos minutos são intragáveis e faz a produção naufragar (com o perdão do trocadilho).

Com efeitos especiais apenas honestos (não havia necessidade de 3D) e uma direção frouxa de Rob Letterman (“Monstros vs. Alienígenas“), esse “As Viagens de Gulliver” passa longe de uma boa diversão, mesmo que consiga arrancar algumas risadas pelo meio. Programinha de índio.

[rating:2]


Ficha Técnica

Elenco:
Jack Black
Jason Segel
Emily Blunt
Amanda Peet
Billy Connolly
Chris O’Dowd
T.J. Miller
James Corden
Catherine Tate
Emmanuel Quatra

Direção:
Rob Letterman

Produção:
John Davis
Gregory Goodman

Fotografia:
David Tattersall

Trilha Sonora:
Henry Jackman

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram