Conduta de Risco (“Michael Clayton”, EUA, 2007) ***NOS CINEMAS***

[youtube EHckVQm4cW0]

Concorrendo ao Oscar de melhor filme e em seis outras categorias, inclusive melhor diretor e ator, vemos George Clooney, da trilogia “11 Homens e um Segredo“, como Michael Clayton, um advogado especialista em limpar a sujeira dos casos da firma de advocacia para a qual trabalha. Ele chama a si próprio de “faxineiro”. Quando um colega também “faxineiro” (Tom Wilkinson de “Batman Begins”) surta no meio de um caso de bilhões, Clayton corre para ajudá-lo e acaba se envolvendo numa conspiração corporativa que pode ter conseqüências mortais.

Apesar da trama simples, o diretor Tony Gilroy (roteirista da trilogia do agente Jason “Bourne“) consegue gerar uma tensão imensa mexendo com a cronologia da história e com ângulos espertíssimos, muitas vezes escondendo elementos chaves num primeiro plano de uma cena e depois abrindo aos poucos para o expectador ver o que está acontecendo.

Mesmo que a tensão se construa de forma lenta, o que pode cansar o expectador nos dois primeiros atos, o filme já vale, senão por tudo o que foi falado, também pela caracterização ao mesmo tempo charmosa e atormentada de Clooney. Não é um suspense para todos os gostos, mas é garantia de passar um tempo de qualidade no cinema.

Nota 7,5


Ficha Técnica

Elenco:
George Clooney
Tom Wilkinson
Tilda Swinton
Sydney Pollack
Michael O’Keefe

Direção:
Tony Gilroy

Produção:
Kerry Orent
Sydney Pollack
Steven Samuels

Fotografia:
Robert Elswit

Trilha Sonora:
James Newton Howard

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram