Valente (“The Brave One”, EUA / Austrália, 2007)

[youtube a_PT4zvbhFw]

Neil Jordan (do espetacular “Entrevista com o Vampiro“) dirige seu primeiro filme seguindo a cartilha de Hollywood e sem ser escrito pelo próprio. A grana deve ter sido alta. O resultado é uma espécie de “Desejo de Matar” de saias: sai Charles Bronson e entre Jodie Foster (“Plano de Vôo“) como uma radialista que decide fazer justiça com as próprias mãos após ser ter seu noivo morto e ainda ter entrado em coma num violento assalto.

Há uma interessante discussão sobre a moral de se fazer justiça ou vingança, além de ótimas cenas de violência, no sentido técnico da palavra, é claro. Por outro lado “Valente” é pretensioso demais, como uma tentativa de um épico de violência frustrado. Isso se mostra nitidamente pela narração em off da personagem de Foster e do tempo de duração excessiva do filme.

Não ajuda muito seu desfecho inconsistente, como se a atitude do policial (Terence Howard de “Crash – No Limite“) fosse resolver todo o caso. No mais, o DVD contem um interessante making off e pode ser uma boa opção no fim de semana.

Nota 6


Ficha Técnica

Elenco:
Jodie Foster
Terrence Howard
Naveen Andrews
Mary Steenburgen
Nicky Katt

Direção:
Neil Jordan

Produção:
Susan Downey
Joel Silver

Fotografia:
Philippe Rousselot

Trilha Sonora:
Dario Marianelli

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram