O Orfanato (“El Orfanato”, México / Espanha, 2007) ***NOS CINEMAS***

[youtube i3TuClW65s8]

O Orfanato” dá uma aula de como é fácil fugir de clichês tão comuns do gênero terror. Claro que por ser uma produção espanhola, tem muito mais coragem do que os americanos e nos apresenta a história de uma família que adquire um antigo orfanato abandonado e tenta reabri-lo, já que a mãe da família (Belén Rueda de “Mar Adentro“) fora adotada justamente nesse orfanato e sempre quis retribuir a caridade. No entanto ao chegar lá ela fica incomodada com os amigos imaginários que seu filho diz ter. Após o desaparecimento dele, o casal começa uma busca desenfreada para encontrá-lo e ainda deve lidar com estranhos fenômenos dentro da casa.

A estrutura narrativa se assemelha muito ao brilhante “Sexto Sentido”: apesar de ter todos os elementos de um filme de terror, seu desfecho é tão singelo que o público deve até esquecer de todos os sustos e sair emocionado. Além disso, gera uma forte tensão com poucos efeitos especiais. E o que dizer de seu desfecho, cuja revelação é quase um soco no estômago, coisa que Hollywood jamais pensaria em fazer? Talvez o único pecado, e bem pequeno, seria a trilha sonora um pouco exagerada.

Com um roteiro enxuto e amarrado, onde todos têm justificativas para seus atos, “O Orfanato” já pode ser considerado um dos melhores lançamentos do gênero no cinema, esse ano.

Nota 9


Ficha Técnica

Elenco:
Belén Rueda
Fernando Cayo
Roger Príncep
Mabel Rivera
Geraldine Chaplin

Direção:
Juan Antonio Bayona

Produção:
Álvaro Augustin
Joaquín Padro
Mar Targarona
Guillermo del Toro

Fotografia:
Óscar Faura

Trilha Sonora:
Fernando Velázquez

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram