O Escafandro e a Borboleta (“Le Scaphandre et le Papillon”, EUA / França, 2007) ***NOS CINEMAS***

[youtube IgZpXw3VU_A]

Tristeza. É o sentimento dominante a assistir esse belo filme baseado em fatos reais sobre Jean-Dominique, um famoso editor de uma revista de moda que após uma paralisia cerebral só consegue mover e piscar seu olho esquerdo. E mesmo assim tem a força para escrever um livro inteiro sobre sua vida após o ataque cerebral fulminante.

É impossível não compararmos essa obra com o também europeu e inesquecível “Mar Adentro“. Porém enquanto lá, o protagonista (Javier Bardem) já havia decidido que queria morrer, em “O Escafandro e a Borboleta“, acompanhamos nosso herói (e que herói) em toda sua jornada de negação, aceitação, força, conformação, recaída e, principalmente imaginação para viver preso ao próprio corpo.

No primeiro ato, o expectador funciona como os olhos de Jean, e nos atos seguintes a platéia já tem uma maior perspectiva do contexto. Mathieu Amalric (“Munique“) está magistral como protagonista e sua relação com seu pai, outra interpretação digna de nota de Max Von Sydon (“Minority Report“), é tocante. Drama obrigatório. Uma tristeza que nos inunda e nos faz entender um pouco mais do mundo e do ser humano.

Nota 9


Ficha Técnica

Elenco:
Mathieu Amalric
Emmanuelle Seigner
Marie-Josée Croze
Anne Consigny
Patrick Chesnais
Niels Arestrup
Marina Hands
Max von Sydow

Direção:
Julian Schnabel

Produção:
Kathleen Kennedy
Jon Kilik

Fotografia:
Janusz Kaminski

Trilha Sonora:
Paul Cantelon

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram