As Crônicas de Spiderwick (“The Spiderwick Chronicles”, EUA, 2007)

Taí uma aventura infantil que tem todas as virtudes do gênero sem aqueles defeitos irritantes inerentes do mesmo. Família se muda pra um casarão no interior e lá um dos meninos (Freddie Highmore de “O Som do Coração“) descobre um livro que revela como enxergar criaturas mágicas que vivem entre os humanos. Mas ao fazer isso, também desperta a ira de um ogro que fará de tudo para obter o livro de volta.

Primeiro defeito que esse filme evita: fazer o público engolir que crianças são capazes de salvar o mundo como adultos. Aqui os três personagens mirins, os irmãos gêmeos (Highmore interpreta ambos) e a irmã mais velha se vêem praticamente incapazes de resolver uma questão tão delicada e o roteiro não apela para nenhuma atitude a qual seria absurda para a idade deles. Alguns erros que seus personagens cometem são justificados pelas suas idades.

Outro erro felizmente evitado: aquele onde por mais mágica que ocorra, os adultos nunca acreditam. Aqui a mãe (Mary Louise Parker da série “Weeds“) não se comporta como uma cética cega, mas como uma pessoa real que pode ter suas crenças confrontadas a partir do momento que tem provas para tal. Além disse há toda uma questão familiar discutida como uma trama acessória, porém importante para definir o caráter dos personagens.

O diretor Mark Waters (“Sexta Feira Muito Louca”) sabe muito bem empregar a fotografia para gerar a tensão necessária (como o círculo ao redor da casa) e não usa a trilha sonora de forma apelativa. Com efeitos especiais de cair o queixo, “As Crônicas de Spiderwick” vai surpreender até os mais adultos.

[rating:4.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Freddie Highmore
Sarah Bolger
Nick Nolte
Mary-Louise Parker
Joan Plowright
David Strathairn
Seth Rogen
Martin Short
Andrew McCarthy
Jordy Benattar

Direção:
Mark Waters

Produção:
Mark Canton
Larry J. Franco
Ellen Goldsmith-Vein
Albie Hecht
Karey Kirkpatrick
Julia Pistor

Fotografia:
Caleb Deschanel

Trilha Sonora:
James Horner

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram