Não Estou Lá (“I’m Not There”, EUA / Alemanha, 2007)

[youtube lnUiItmE2UQ]

Não Estou Lá” é um filme cabeça. Só que para muitos, filme cabeça não é elogio. Então é importante filtrar o público-alvo para não se decepcionar. Aqueles que assistem a um filme porque – como dizia o grande Severiano Ribeiro – ‘cinema é a maior diversão’ devem se afastar. Este é um filme de estilos, técnicas e atuações e quem procura uma simples diversão vai sair falando mal. É mais indicado para aqueles apreciadores do modus operandi de uma produção, os cinéfilos de carteirinha ou, como se diz em linguagem popular, um filme para críticos.

E a experiência melhora caso se conheça um pouco do objeto principal da obra: o cantor e compositor Bob Dylan. As diversas fases de um dos mais polêmicos expoentes do folk dos anos 60 e suas metamorfoses para o rock e o elétrico são mostradas de maneira inusitada, trocando de atores e estilos de filmagem e colocando-se numa seqüência de tempo alternada, além de nunca usar o nome verdadeiro de Dylan.

Quanto ao elenco, ele é quase perfeito: desde sensacional novato Marcus Carl Franklin como Woody, um menino que aprendeu a tocar sozinho, passando pela sua fase de protesto e amargura pessoal com o finado Heath Ledger (o Coringa de “Batman – O Cavaleiro das Trevas”), sua fase cristã (Christian Bale, coincidentemente o novo Batman) e sua fase roqueira (pasme, com Cate Blanchett de “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal“) e até um alter-ego de Billy The Kid (Richard Gere de “A Caçada“). Talvez Gere seja o elo mais fraco por se identificar menos com o personagem. As atuações dos demais são tão intensas que fica difícil julgar quem é o melhor.

Envolvendo totalmente o expectador com várias cenas de clímax, os 135 minutos de produção passam numa velocidade que ninguém sente. E ainda consegue atiçar ainda mais a curiosidade desde personagem camaleônico cuja obra ainda é pouco conhecida do grande público brasileiro. Vale muito a pena tentar.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Christian Bale
Cate Blanchett
Marcus Carl Franklin
Richard Gere
Ben Whishaw
Heath Ledger
David Cross
Charlotte Gainsbourg
Julianne Moore
Michelle Williams
Bruce Greenwood

Direção:
Todd Haynes

Produção:
John Goldwyn
Jeff Rosen
John Sloss
James D. Stern
Christine Vachon

Fotografia:
Edward Lachman

Trilha Sonora:
Músicas de Bob Dylan

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram