Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (“Before the Devil Knows You’re Dead “, EUA, 2007)

[youtube cyHPTgfrWtc]

Tem filmes em que o expectador tinha ver sem saber nada sobre ele. É o caso desse ótimo suspense dramático dirigido pelo teatral Sidney Lumet (“Sob Suspeita”). Mas como o Cinecríticas não é baú, vamos revelar o mínimo suficiente para o expectador entender do que estamos falando: Phillip Seymour Hoffman (oscarizado por “Capote“) e Ethan Hawke (“Dia de Treinamento“) são dois irmãos precisando desesperadamente de dinheiro. O primeiro, um executivo que torrou tudo o que tem com drogas, enquanto o segundo é um pé rapado que nunca teve onde cair morto. Com o agravamento da sua situação financeira, a dupla decide roubar uma joalheria. Um crime dado como perfeito, já que o estabelecimento pertence a seus pais e os meliantes iniciantes conhecem como a palma da mão. É lógico que dá tudo errado e o pai deles (Albert Finney de “O Ultimato Bourne“) jura vingança aos assaltantes.

O que torna o filme especial, além de ótimos diálogos (lógico, estamos falando de Lumet) é que ele fica indo e vindo no tempo e de vez em quando mostra as mesmas cenas em outros ângulos aonde vamos descobrindo um pouco mais do contexto para conseguir montar o quebra cabeças. E a atuação de todo o elenco parece estar afinadíssima com o que se pede no roteiro, principalmente da dupla de protagonistas agonizando a própria desgraça a cada minuto que passa e se afundando cada vez mais em suas decisões erradas.

Agora um aviso importante: quem gosta de filmes com ritmo ágil, passe longe deste. Aqui a tensão é construída de forma gradativa, fazendo com que o público conheça cada nuance dos personagens. É algo para se pensar e refletir e não para simplesmente ter como diversão rasteira. Lumet mostra mais uma vez estar na vanguarda do cinema.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Philip Seymour Hoffman
Ethan Hawke
Albert Finney
Marisa Tomei
Arija Bareikis

Direção:
Sidney Lumet

Produção:
Michael Cerenzie
William S. Gilmore
Brian Linse
Paul Parmar

Fotografia:
Ron Fortunato

Trilha Sonora:
Carter Burwell

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram