Ficção Americana (“American Fiction”)

Depois de um burnout na universidade que leciona o professor e autor Monk (Jeffrey Wright de “Asteroid City”) volta para sua cidadezinha para passar umas férias, mas percebe que vai precisar cuidar de sua mãe com Alzheimer. Como se não bastasse, revoltado com o estereótipo que o mercado literário faz do negro, ele escreve um livro fake cheio de clichês e sem querer, acaba fazendo o maior sucesso em contraste com suas obras intelectuais do passado.

Apesar de tramas completamente diferentes, lembrei muito do filme “Ferrari” cuja nossa crítica saiu há poucos dias, porque também conta duas histórias em paralelo envolvendo o mesmo protagonista. Só que aqui, o diretor estreante Cord Jefferson acerta precisamente em fazer com que as duas tramas se conversem e se conectem onde uma influencia a outra.

A obra é ao mesmo tempo uma jornada de autoconhecimento e uma crítica à cultura woke. Jeffrey Wright faz um trabalho belíssimo em encarnar um homem comum pela sua naturalidade, tal qual a complexidade com a qual encara diversos temas polêmicos desde familiares, até profissionais, mantendo uma linha de raciocínio lógico e emocional.

Outro golaço foi falar sobre a cultura woke, onde ao invés de cravar um posicionamento, seja contra ou a favor, o roteiro lança mão de várias situações que fazem o espectador se colocar no lugar dos personagens, como na cena inicial ou na cena da livraria ou na cena em que Monk percebe que uma autora que ele não gosta tem mais profundidade do que gostaria de admitir, mesmo com ela dando o clichê racista que o capitalismo se alimenta.

Ainda há um ótimo plot twist no final que, longe de ser edificante, concretiza a complexidade do equilíbrio que é entre manter-se na essência original, satisfazer o mercado e ter uma vida pessoal decente.

Baseado no livro “Erasure” de Percival Everett, “Ficção Americana” é um excelente drama original que toca muito bem em pontos delicados dos nossos tempos, sem perder o bom humor, com diálogos afiados e ótimas interpretações. Recomendadíssimo.

Curiosidades:

  • Monk é o apelido do personagem. O nome dele é Thelonious Ellison em homenagem ao famoso músico de jazz. Apesar disso e de haver muitas músicas jazz no filme, nenhuma é desse músico.
  • A lista dos melhores livros que é feita no filme são todos nomes de bandas da escola onde o diretor Cord Jefferson estudou.

Ficha Técnica:

Elenco:
Jeffrey Wright
Tracee Ellis Ross
John Ortiz
Erika Alexander
Leslie Uggams
Adam Brody
Keith David
Issa Rae
Sterling K. Brown
Myra Lucretia Taylor
Raymond Anthony Thomas
Okieriete Onaodowan
Miriam Shor
Michael Cyril Creighton
Patrick Fischler
Neal Lerner
J.C. MacKenzie
Jenn Harris
Bates Wilder
Michael Jibrin
Skyler Wright
John Ales

Direção:
Cord Jefferson

História e Roteiro:
Cord Jefferson

Produção:
Cord Jefferson
Jermaine Johnson
Nikos Karamigios
Ben LeClair

Fotografia:
Cristina Dunlap

Trilha Sonora:
Laura Karpman

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram