A Centopéia Humana 2 (“The Human Centipede II (Full Sequence)”, EUA / Inglaterra / Países Baixos, 2011)

Genre : ,

O cineasta (sic) Tom Six é mesmo um fanfarrão e adora causar. Apesar do fracasso de crítica e público do primeiro “A Centopéia Humana”, ele volta com uma sequencia com ainda menos sentido. Isso porque sai tudo do bolso dele como produtor, já que nenhum outro poderia ser tão intransigente pra bancar uma presepada dessas.

Sendo filmado todo em preto e branco (artístico, hein?), a história começa dizendo que a primeira parte não passou de um filme comum (ufa, que alívio!). Só que arrebanhou um fã, Martin (um ator desconhecido qualquer), um baixinho zelador com sérios problemas mentais que logo de início se masturba vendo umas das cenas do seu antecessor. Daí ele decide fazer o mesmo experimento com várias pessoas, mesmo sem ter conhecimento algum de medicina.

Enquanto o espectador confere poucas cenas brutais (ok, mas existem e são fortes) nos dois primeiros atos, tem que aturar o filme se arrastando com uma trama sobre sua família disfuncional que beira o besteirol. A cena do médico segurando a perna de Martin é de dar risada. A mente doentia de Six é tamanha que ainda escalou a própria Ashlynn Yennie do primeiro filme para fazer o papel dela mesma e de quebra integrar a nova centopéia.

Como sempre todas as atenções se voltam pro ato final onde o espectador vai conferir o grand finale que, mesmo sendo gráfico e provocador o suficiente, vai penar para fazer o público acordar da letargia com que a narrativa agonizara até então. O que mais uma vez chama atenção é o fato do diretor ter um bom posicionamento de câmera, planejando com cuidado as tomadas, como se pode ver nos poucos, mas verdadeiros momentos de tensão quando, por exemplo, as luzes do galpão onde estão os prisioneiros falham começam a falhar e o próprio protagonista vilão tem ataques de asma enquanto trucida suas vítimas.

No fim, “A Centopéia Humana 2” não passa de um grande equívoco, ainda mais chato que o primeiro e indicado não só pra quem tem estômago forte, mas pra quem tem a paciência mais forte ainda.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Laurence R. Harvey
Ashlynn Yennie
Maddi Black
Kandace Caine
Dominic Borrelli
Lucas Hansen
Lee Nicholas Harris
Dan Burman
Daniel Jude Gennis
Georgia Goodrick
Emma Lock
Katherine Templar
Peter Blankenstein
Vivien Bridson
Bill Hutchens

Direção:
Tom Six

Produção:
Ilona Six
Tom Six

Fotografia:
David Meadows

Trilha Sonora:
James Edward Barker

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑