A Chave de Sarah (“Elle s’appelait Sarah”, França, 2010)

Genre : ,

Kristin Scott Thomas de “O Garoto de Liverpool” gosta de flertar com o cinema francês. Aliás, fala o idioma fluentemente. E sempre que ela o faz o resultado costuma ser ótimo, como é o caso de “Há Tanto Tempo que Te Amo”.

Aqui, ela é Julia, americana casada com um francês que se muda para um novo apartamento em Paris. Editora de uma revista, ela começa a fazer uma matéria sobre o nazismo na França na época da Segunda Guerra e descobre que seu novo lar foi palco do início de uma triste história envolvendo uma menina judia chamada Sarah, a qual foi levada para um campo de concentração e, na sua inocência, trancou o irmão menor no armário para que os soldados não o vissem e acabou levando a chave.

A produção se reveza entre o presente com Julia buscando a verdade e os descendentes de Sarah, enquanto sofre uma crise em seu casamento, e na década de 40 com a saga da menina Sarah para sobreviver e se adequar a um mundo totalmente diferente de antes da guerra. O cineasta Gilles Paquet-Brenner que curiosamente fez pra Hollywood o fraco “A Prisioneira”, consegue fazer as quase duas horas de filme passar voando pela sua condução firme, usando o carisma do elenco, a intrigante fotografia de Pascal Ridao (muito conhecido na Europa) e a envolvente trilha de Max Richter (“Ventre”). Inclusive, a beleza madura de Kristin Scott Thomas parece que só melhora com o tempo.

A narrativa consegue passar de forma orgânica de uma incrível leveza como nos créditos iniciais para as chocantes cenas do horror nazista. “A Chave de Sarah” é uma bela e triste história de superação que retrata a vida como sendo algo longe de ser fácil, mas que sempre deixa um relance de esperança e faíscas de bons momentos aos quais é bom nos apegarmos. Um dos grandes dramas contemporâneos sobre a guerra e como suas conseqüências são sentidas até hoje.
[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:
Kristin Scott Thomas
Mélusine Mayance
Niels Arestrup
Frédéric Pierrot
Michel Duchaussoy
Dominique Frot
Natasha Mashkevich
Gisèle Casadesus
Aidan Quinn
Sarah Ber
Arben Bajraktaraj
Karina Hin
James Gerard
Charlotte Poutrel

Direção:
Gilles Paquet-Brenner

Produção:
Stéphane Marsil

Fotografia:
Pascal Ridao

Trilha Sonora:
Max Richter

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑