A Despedida (“The Farewell”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

A produção é baseada numa mentira real da própria família da diretora Lulu Wang: sua avó teve um diagnóstico de câncer e para juntar todo mundo na China para dar “o último adeus”, eles forjaram um casamento entre o de seus netos.

No filme, o alter ego da diretora e do espectador – principalmente do ocidental – é a rapper e atriz Awkwafina de “Jumanji: Segunda Fase” e que ganhou o Globo de Ouro por esse papel. Ela é Billi, a neta que se mudou para os EUA ainda criança junto com os pais, mas tem um amor imenso pela avó e não consegue conceber toda essa armação sem que a verdade seja dita.

Numa mistura muito bem balanceada entre drama e comédia, a essência de sua narrativa é se não contar para avó de sua própria condição é a forma correta de se agir. Mais que isso, também é um debate cultural entre o ocidente e o oriente e como a imigração transforma a cultura de quem se mudou.

O elenco coadjuvante consegue sempre ter conteúdo muito mais do que forçar a sua presença, além da atriz Shuzhen Zhao (muito conhecida na China) está deslumbrante em sua atuação da vovó num misto de força e fragilidade. Entretanto é Awkwafina que é o fio condutor da história e que praticamente regula a temperatura e emoção do que se passa na tela. Seu jeito meio tosco de se apresentar caiu muito bem com essa personagem introspectiva que busca a sua própria voz no meio de uma família numerosa com muito gente mais velha querendo ser mais sábia.

O desfecho é bem realista e da mesma forma que não traz todas as respostas para as questões emocionais colocadas, por outro lado finaliza com uma cena nos créditos que só ela já ganha tudo o que foi dito ao mesmo tempo que é o resultado de toda essa construção.

A Despedida” é um emocionante retrato de uma cultura tão diversa e que consegue encarar as adversidades com bom humor, além de ter roteiro, direção e elenco de primeira.

Curiosidades:

– A irmã da vovó com câncer é a irmã da avó da diretora na vida real.
– A diretora Lulu Wang também escreveu o roteiro e tocou o piano da trilha sonora. Por isso que a personagem de Awkwafina foi escrita também como pianista.

SPOILER: SÓ LEIA SE TIVER VISTO O FILME

– A avó da diretora está viva até hoje. O diagnóstico tinha dado poucos meses de vida pra ela, e ela continua vivendo há mais de 6 anos após ele. Detalhe: sem saber! Então o grande desafio da diretora Lulu Wang foi fazer esse filme sem que a própria avó soubesse que era sobre ela. Só na estréia do filme e por causa de um artigo de jornal, a avó de Wang finalmente descobriu que era ela.

Ficha Técnica

Elenco:
Awkwafina
Shuzhen Zhao
X Mayo
Hong Lu
Hong Lin
Tzi Ma
Diana Lin
Yang Xuejian
Becca Khalil
Yongbo Jiang
Han Chen
Aoi Mizuhara
Xiang Li
Hongli Liu
Shimin Zhang

Direção:
Lulu Wang

Produção:
Anita Gou
Daniele Tate Melia
Andrew Miano
Peter Saraf
Marc Turtletaub
Lulu Wang
Chris Weitz
Jane Zheng

Fotografia:
Anna Franquesa Solano

Trilha Sonora:
Alex Weston

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑