A Família da Noiva (“Guess Who”, EUA, 2005)

Genre :

[youtube wMrE8e_LakA]

Há várias comédias sobre encontro de parentes / famílias que não se dão bem. Tantas que conseguimos encher um armário inteiro só com DVD’s sobre isso. Porém, neste armário haverá aquela gaveta onde se encontram aquelas que são feitas com um pouco mais de cuidado e não insultam a mente do expectador. “A Família da Noiva” é uma delas.

Simon Green (Ashton Kutcher, de “Efeito Borboleta”) é um importante executivo que acabara de ser demitido justamente na véspera de ser apresentado para a família da sua noiva Theresa (Zoe Saldana, de “O Terminal”). Pra completar os pais de Theresa não sabem da diferença de cor do casal. E Theresa não tem qualquer pai, mas um neurótico Percy Jones (Bernie Mac, de “As Panteras – Detonando”), que vai infernizar a vida de Simon. Então, enquanto Simon tenta esconder sua demissão, ele ingressa naquele gênero de quanto mais Simon quer consertar as coisas, mais ele se afunda.

O filme ganha pontos justamente por não colocar elementos mirabolantes em sua trama (o que estraga a maioria dos filmes hoje em dia). São piadas simples em que a maioria surte efeito graças à persona de Bernie Mac. Ele parece ser um ator limitado apenas para comédia. Então que bom que é o gênero que ele tem escolhido desde então! Com seus olhos arregalados e sua falsa expressão constante de mau humor, o expectador se afeiçoa a ele do início ao fim da projeção.

Porém, Kutcher (que também produz o filme) está longe de ter a mesma desenvoltura e apela para o caricato com algumas fracas gags físicas o que diminui o resultado final. Algumas vezes, tem-se a nítida impressão que ele quer imitar Mac, mas acaba em frustração. Por se mexer muito, tira um pouco da naturalidade do personagem.

Com os dois primeiros atos ótimos, o filme só perde sua força no último ato, quando quer adocicar a história com um drama em excesso. Mesmo assim, antes disso temos ótimos momentos e é surpreendente como a questão racista é tratada no filme, principalmente na cena do jantar. E o que dizer da revelação do trabalho de Simon?

O diretor Kevin Rodney Sullivan (do fraco “Barbershop 2”), fez sua melhor comédia e, mesmo faltando um pouco para ser um filme marcante, “A Família da Noiva” é garantia de um ótimo programa no fim de semana. E merece um lugarzinho especial no armário de comédias.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Bernie Mac
Ashton Kutcher
Zoe Saldana

Direção:
Kevin Rodney Sullivan

Produção:
Jason Goldberg
Steve Greener
Ashton Kutcher
Bernie Mac
Erwin Stoff
Betty Thomas
Jenno Topping

Fotografia:
Karl Walter Lindenlaub

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑