A Fera (“Beastly”, EUA, 2011)

Genre : ,

Baseado no livro homônimo de Alex Flinn, o qual é a enésima releitura do clássico conto de fadas “A Bela e A Fera” escrito por Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont, esta produção tem o mérito de se resgatar do fundo do abismo e de se estabelecer como uma boa Sessão da Tarde.

O começo é dos piores e quer estabelecer o jovem Kyle (Alex Pettyfer de “Eu Sou o Número Quatro”) como egoísta, malvado e fútil simplesmente através de um discurso ridículo que fala da beleza estética em detrimento da beleza interior, como se só isso fosse o suficiente para definir sua personalidade e praticamente implorando pela deixa de mais tarde ele se tornar uma “fera” por conta de um feitiço de uma bruxinha que não vai com a cara dele (Mary-Kate Olsen das irmãs gêmeas Olsen, que estavam sempre presentes em produções infantis).

Já como fera, ele deve encontrar alguém que diga “eu te amo” em determinado tempo senão a transformação será para sempre. E o peixe que cai na sua rede é Lindy (Vanessa Hudgens de “Sucker Punch” ainda tentando se livrar do estigma de “High School Musical”).

É aí, depois de um constrangedor início, que o filme engrena através da química da dupla de protagonistas e de uma narrativa que não teve pressa em traça o caminho dos dois até que eles possam se gostar de verdade. E talvez o maior mérito do diretor Daniel Barnz (“A Menina no País das Maravilhas“) foi fazer que esse caminho fosse crível sem forçar a barra, como acontecem em certas comédias românticas, o que aqui não é o caso, já que este é um romance mais sério.

O destaque vai para Pettyfer que consegue encontrar seu personagem a partir do segundo ato e também para os coadjuvantes Lisa Gay Hamilton (“O Solista”) como a empregada de Kyle e Neil Patrick Harris (“Os Smurfs”) como seu tutor. Pena que ambos são mal aproveitados e poderiam ser melhor explorados saindo um pouco mais do clichê que são expostos.

Não daria para ter tanta afinidade com “A Fera” sem a envolvente trilha sonora do sempre competente Marcelo Zarvos (“O Retorno de um Herói”) e juntos, todos esses elementos fazem com que este seja um filme que consegue ultrapassar a barreira da mesmice, proporcionando uma gostosa experiência para o espectador, principalmente se ele estiver acompanhado.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Alex Pettyfer
Vanessa Hudgens
Mary-Kate Olsen
Dakota Johnson
Erik Knudsen
Peter Krause
Lisa Gay Hamilton
Karl Graboshas
Neil Patrick Harris

Direção:
Daniel Barnz

Produção:
Susan Cartsonis

Fotografia:
Mandy Walker

Trilha Sonora:
Marcelo Zarvos

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Rafaella
    on

    Esse é daqueles filmes q vc sabe exatamente o q vai acontecer, mas ele é tão bonitinho!!!
    Excelente pedida para qnd vc quer assistir um filme light! xD

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑