A Fotografia (“The Photograph”)

É um daqueles romances que a gente nem sabe que precisa, mas precisa. Justamente por ter um pé tão forte na realidade que é a dinâmica entre duas pessoas que estão se conhecendo sem muitas firulas.

Claro que a introdução tem a aura das coincidências que só acontecem nos filmes: LaKeith Stanfield de “Desculpe Te Incomodar” é Michael, um jornalista escrevendo um artigo sobre fotografias e vai pesquisar sobre uma fotógrafa que faleceu recentemente e conhece a filha dela, Mae (Issa Rae de “Um Crime Para Dois”), surgindo assim um affair que pode ou não se transformar em relacionamento, enquanto a própria Mae revisita o passado da sua mãe através de cartas que ela deixou e descobre um relacionamento que não deu certo.

A diretora Stella Meghie de “Tudo e Todas as Coisas” foi no tradicional e se concentrou na essência, revezando entre presente e passado em tramas paralelas, porém que tem uma leve conexão, mas que não deixa que o romance entre os dois protagonistas seja vítima de conflitos improváveis ou fatos mirabolantes.

Discute bem os primeiros passos de se conhecer alguém, relacionamento a distância e outros pontos de forma adulta e só incomoda um pouco às vezes quando Mae aparece lendo e relendo as cartas como num ritual meio desnecessário para a transição ao flashback.

Por outro lado, Issa Rae está apaixonante, derramando um carisma em sua personagem que só a torna ainda mais real. Enquanto isso LaKeith Stanfield está correto, apesar de parecer mais confortável em papéis mais caricatos do que nesse tipo de papel mais humano e tão complexo quanto.

O desfecho que o roteiro desenhou é ótimo, pois além de fugir do lugar comum, não se coloca como um ponto final, mas algo edificante a evoluir (ou não).

Finalmente há um destaque especial para a trilha sonora de Robert Glasper que fez “A Vida de Miles Davis“: a narrativa toda é permeada por músicas, sejam vocais na transição ou instrumentais, indo do jazz ao R’n’B com ótima fluidez que, inclusive, dá o tom da cena ou contexto, fazendo uma ótima parceria com a direção, além de ser doce de se escutar.

A Fotografia” não precisa de artifícios fora da caixa para mostrar o que é um romance urbano na real e conta com bom elenco e direção que fazem acontecer.

Ficha Técnica

Elenco:
Issa Rae
LaKeith Stanfield
Chanté Adams
Y’lan Noel
Kelvin Harrison Jr.
Lil Rel Howery
Teyonah Parris
Jasmine Cephas Jones
Rylee Gabrielle King
Phoenix Noelle
Marsha Stephanie Blake
Wakeema Hollis
Maxwell Whittington-Cooper
Rob Morgan
Chelsea Peretti
Courtney B. Vance
Christopher Cassarino
Dakota Paradise

Direção:
Stella Meghie

Produção:
James Lopez
Will Packer

Fotografia:
Mark Schwartzbard

Trilha Sonora:
Robert Glasper

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑