A Guerra do Amanhã (“The Tomorrow War”)

A Guerra do Amanhã” da Amazon está para ação com ficção científica assim como “Resgate” da Netflix está para ação com guerra. Com um pouquinho menos de qualidade narrativa e com um pouquinho mais de clichês, tudo bem, mas ainda assim é uma boa comparação.

Nosso Starlord, Chris Pratt, faz o genérico herói de ação Dan, ex-combatente no Iraque que por necessidade, é professor, numa vida de classe média com sua mulher e filha. Então soldados do futuro chegam para convocar a população para uma guerra contra alienígenas que só vai acontecer em 30 anos. Quando Dan é convocado para viajar ao futuro junto com mais uma de diversas tropas, ele mal sabe o papel fundamental que vai desempenhar.

O diretor Chris McKay de “Lego Batman” acerta em cheio em beber da água da trilogia clássica “De Volta Para o Futuro”, pois consegue se antecipar a praticamente todos os dilemas de viagem no tempo utilizando as regras que Marty McFly e Doc Brown conheciam muito bem. Inclusive os roteiristas utilizam isso ao seu favor num ponto crucial da história, quando Dan encontra alguém conhecido no futuro, o que transforma então seu personagem de um mero coadjuvante na guerra a alguém trilhando uma jornada emocional que a história nos prepara (sem que saibamos) desde o início.

Os efeitos especiais são impecáveis e as criaturas não só são feitas como máquinas predadores onde cada parte delas faz sentido com uma incrível adaptabilidade, como também são realistas e permeiam cenas de ação eletrizantes, mesmo que por força da história haja algumas quebras de ritmo. Talvez a maior quebra também deixa a trama mais interessante, pois ao se revezar entre presente e futuro, abre portas para um melhor desenvolvimento de personagens e algumas pequenas, às vezes previsíveis, mas boas reviravoltas.

Os toques de humor geralmente são na medida e algumas vezes de toques viram tiques do Chris Pratt, enquanto que o destaque do elenco fica por conta da bela Yvonne Strahovski de “Anjo Meu” que acaba sendo uma das chaves da trama.

A Guerra do Amanhã” tem todos os elementos de um ótimo blockbuster com duas horas de ação, efeitos especiais de primeira linha e uma boa história de viagem do tempo para contar.

Curiosidades:

– Segundo o filme, a final da Copa do Mundo acontece em dezembro de 2022 e o Brasil é um dos finalistas!
– O filme é uma variação do clássico “Paradoxo do Avô” (busquem no Google que é interessante).

Ficha Técnica

Elenco:
Chris Pratt
Yvonne Strahovski
J.K. Simmons
Betty Gilpin
Sam Richardson
Jasmine Mathews
Edwin Hodge
Ryan Kiera Armstrong
Keith Powers
Mary Lynn Rajskub
Mike Mitchell
Jared Shaw
Alexis Louder
Rose Bianco
Seychelle Gabriel
Alan Trong
Chibuikem Uche

Direção:
Chris McKay

Produção:
Leifur B. Dagfinnsson
Jules Daly
David Ellison
Dana Goldberg
David S. Goyer
Don Granger
Adam Kolbrenner

Fotografia:
Larry Fong

Trilha Sonora:
Lorne Balfe

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Clayton
    on

    Taí, diversão pipoca que vale a pena. Cheio de clichês, mas bons clichês, mas sem dúvida o destaque vai para os alienígenas, nada de chuva ou noite para disfarçar os efeitos especiais, tudo é ali, na cara e sem filtros… Vale as estrelinhas dadas.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑