A História Pessoal de David Copperfield (“The Personal History of David Copperfield”)

Poucos sabem, mas o nome do famoso mágico e ilusionista David Copperfield teve seu nome artístico inspirado no protagonista em um dos maiores romances do século XIX, David Copperfield é também o mais autobiográfico do autor que definiu o realismo inglês. Publicado originalmente na forma de folhetim entre 1849 e 1850, David Copperfield é o romance mais autobiográfico de Charles Dickens.

O diretor Armando Iannucci do ótimo “A Morte de Stalin” transpôs para a tela grande uma versão mais lúdica do livro que favorece a abordagem, mas nem tanto a narrativa, além de várias mudanças em relação ao original.

Dev Patel do sensacional “Atentado ao Hotel Taj Mahal” é Copperfield, jovem que sofre uma série de desventuras em algum momento do passado, morando de casa em casa: seu padrasto o leva a fazer trabalho pesado, do qual foge e vai morar com uma família de vigaristas, depois na casa de sua tia de criação, numa casa de barco, sempre com personagens orbitando ao seu redor, onde faz riqueza e perde tudo para se reerguer novamente.

O ponto alto é a fotografia de Zac Nicholson (também de “A Morte de Stalin”) que dá um ar de abstração e de imaginação com seus enfoques sempre coloridos e equilibrados, juntamente com a ótima cenografia e design de produção. Isso combina muito bem com os personagens propositalmente caricatos que aparecem na tela como a excêntrica tia (a ótima Tilda Swinton de “Os Mortos Não Morrem”), o picareta Sr. Micawber (o ex Dr. Who Peter Capaldi) ou o insano Mr. Dick (Hugh Laurie de “Holmes & Watson”).

Só que todo esse transbordo áudio visual e dinâmica entre os personagens conversa pouco com o desenvolvimento da história que muitas vezes se fragmenta, utilizando-se de artifícios pouco coerentes: por mais que se entenda que a história é contada na visão do próprio protagonista e ter algumas boas sacadas, como se escrevesse o livro, muitas vezes a edição peca em jogar acontecimentos que mais parecem lacunas do que parte da trama, o que acaba quebrando o ritmo em determinados momentos.

Com tanto espírito de grandeza, “A História Pessoal de David Copperfield”, tem um clímax e desfechos até bem modestos, frente a toda sua evolução. Não deixa de ser um filme interessante para quem se interessa pela literatura e boas histórias, mas peca numa condução que poderia ter sido mais segura.

Ficha Técnica

Elenco:
Dev Patel
Tilda Swinton
Anthony Welsh
Paul Whitehouse
Ben Whishaw
Benedict Wong
Hugh Laurie
Peter Capaldi
Gwendoline Christie
Nikki Amuka-Bird
Ruby Bentall
Darren Boyd
Morfydd Clark
Daisy May Cooper
Matthew Cottle
Faisal Dacosta
Rosalind Eleazar
Bronagh Gallagher
Lynn Hunter
Aimée Kelly
Freddie Meredith
Peter Singh
Jairaj Varsani

Direção:
Armando Iannucci

Produção:
Armando Iannucci
Kevin Loader

Fotografia:
Zac Nicholson

Trilha Sonora:
Christopher Willis

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑