A Legião Perdida (“The Eagle”, EUA, 2011)

Genre : ,

A gente vê versatilidade quando compara Channing Tatum sendo dotado de um carisma cômico surpreendente em “Anjos da Lei” e passa para uma produção onde ele consegue de forma razoável, fazer um papel de extremo oposto.

Ele é Marcus Aquila, comandante de um forte romano em sua tomada pela Inglaterra. Carrega o fardo de ser filho do comandante da Nona Legião a qual sumiu num território proibido da Grã-Bretanha, perdendo a Águia, o grande símbolo da supremacia romana. Após ser ferido em combate ele é aposentado, mas ao fazer amizade com o escravo bretão Esca (Jamie Bell de “Jane Eyre”), os dois vão em uma missão suicida pelo inexplorado território do norte do atual Reino Unido enfrentar tribos selvagens e recuperar a Águia.

O filme tem seus alicerces em dois pontos principais: a óbvia aventura que colocará em risco a vida de ambos, mas também a relação entre Aquila e Esca, sendo este último seu nativo inimigo e não passível de confiança. Portanto o espectador fica no suspense se Esca vai trair o seu senhor.

O roteiro não dispensa uma série de clichês do gênero, deixando a produção passar a impressão de repetição do gênero, mas o fato do contexto se passar durante a expansão romana e próximo da sua derrocada, acaba oxigenando a trama. Sem falar que possibilita belas tomadas através da fotografia certeira de Anthony Dod Mantle, o qual já trabalhou com o diretor Kevin McDonalds no sensacional “O Último Rei da Escócia”. Aliás, é interessante como mesmo de forma superficial, o diretor salpica elementos políticos em quase todas as suas obras e aqui não é diferente.

Baseado no romance homônimo de Rosemary Sutcliff, “A Legião Perdida” não decepciona como passatempo despreocupado, porém que em momento algum compromete a seriedade da obra. Vale a pena.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Channing Tatum
Jamie Bell
István Göz
Denis O’Hare
Paul Ritter
Zsolt László
Julian Lewis Jones
Aladár Laklóth
Douglas Henshall
James Hayes
Donald Sutherland
Brian Gleeson
Jon Campling
Mark Strong

Direção:
Kevin Macdonald

Produção:
Duncan Kenworthy

Fotografia:
Anthony Dod Mantle

Trilha Sonora:
Atli Örvarsson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑