A Outra Terra (“Another Earth”, EUA, 2011)

Um despretensioso drama independente travestido de ficção. A desconhecida atriz e escritora Brit Marling é Rhoda, uma jovem comum que depois de uma festa, dirige sozinha e provoca um acidente que mata uma mulher e criança, deixando o pai de família em coma. Nesse mesmo dia a ciência faz uma impressionante descoberta: um planeta igual à Terra se aproxima da nossa órbita. Quatro anos depois ela sai da prisão e se candidata a um sorteio para embarcar na primeira viagem espacial em direção à outra Terra. Enquanto espera, ela se aproxima de John (William Mapother de “Escavadores”), o pai que já saiu do coma e agora vive em constante estado de depressão. Sem saber que Rhoda foi responsável pela sua tragédia, os dois desenvolvem uma curiosa relação.

O diretor Mike Cahill de “O Rei da Califórnia” explora muito bem a depressão de ambos os personagens através de analogias com a outra Terra como se representasse uma outra personalidade mais aspiracional. Pra carimbar, ainda faz questão de uma narração em off que funciona quase sempre ao expor os sentimentos da protagonista.

Não que a ficção seja esquecida. Mesmo nos poucos momentos onde a produção foca no tema do outro planeta, é intrigante o mistério sobre o que esse novo mundo pode contar. Destaque para a cena da comunicação com uma agente do governo e com um possível habitante extraterrestre. O casal de protagonistas tem uma ótima performance, em especial Mapother.

Tem pouquíssimos, mas convincentes efeitos especiais, em particular a própria aproximação da segunda Terra. Seu desfecho é carismático, minimalista e, em seus últimos segundos, surpreendente e revela só um pouco do grande mistério escondido em “A Outra Terra”, deixando pro espectador imaginar todo o resto a partir de então. Uma pérola escondida.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Brit Marling
Matthew-Lee Erlbach
DJ Flava
William Mapother
Meggan Lennon
AJ Diana

Direção:
Mike Cahill

Produção:
Mike Cahill
Hunter Gray
Brit Marling
Nicholas Shumaker

Fotografia:
Mike Cahill

Trilha Sonora:
Fall On Your Sword

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑