A Pé Ele Não Vai Longe (“Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2018

A história real do cartunista John Callahan, alcoólatra que após um acidente ficou tetraplégico e acabou se redescobrindo, é contada de forma belíssima pelo diretor Gus Van Sant de “Terra Prometida”.

Joaquin Phoenix de “O Homem Irracional” faz mais um excelente trabalho como o protagonista John que por inúmeros fatores se torna alcóolatra, até que numa noite de festa sobre um acidente de carro junto com um amigo que o deixa tetraplégico. Depois de muita revolta, acaba entrando num peculiar grupo de AA fundado pelo rico de bom coração Donny (Jonah Hill de “Levando a Vida Numa Boa”) e segue os conhecidos 12 passos de reabilitação.

Uma das nuances interessantes é que o diretor faz uma narrativa não linear, ou seja, o espectador a toda hora precisa se localizar na linha do tempo e então o ritmo que podia se tornar cansativo, transforma-se numa espécie de quebra cabeças emocional do personagem onde parte da brincadeira está em situá-lo na trama.

A história por si só emociona, seja o background do personagem seja a jornada de cumprimento dos 12 passos (o que é até interessante do ponto de vista de quem quer conhecer o programa) ou até mesmo pelos coadjuvantes, pessoas que passam pelo caminho de Jack, como o próprio Donny ou o amigo que se envolveu no acidente interpretado por Jack Black de “Jumanji” que no último ato faz uma cena dramática muito bonita para quem é acostumado com seu jeito mais cômico.

Interessante entender a última cena quando ela aparece e descobrir que a redenção pode vir nas situações mais difíceis. “A Pé Ele Não Vai Longe” é um pacote dramático completo e sem apelações, com uma direção inteligente, ótimas atuações e uma história que serve para muitas lições. Recomendadíssimo!

Curiosidades:

– O diretor Gus Van Sant planejava fazer esse filme na década de 90 com Robin Williams no papel principal. Nos créditos finais há um agradecimento especial a Robin Williams por ter passado a vida combatendo o alcoolismo.
– Joaquin Phoenix mora no mesmo prédio de Gus Van Sant e do amigo Casey Affleck.
– Na cena dos skatistas, um deles é sobrinho de Joaquin Phoenix e o outro é Sunny Suljic que aí foi descoberto por Jonah Hill que o escalou no papel principal de seu filme “Anos 90”.
– Joaquin Phoenix já foi para reabilitação em 2005 para combater o alcoolismo. Em 2006 ele também sofreu um acidente de carro coincidentemente, mas que nada teve a ver com bebida.
– John Callahan escreveu e cantou uma música quando era vivo, chamada “Texas when you go”, e que toca nos créditos finais.
– O diretor Gus Van Sant faz uma participação especial como um dos editores da revista onde John publica seus quadrinhos.

Ficha Técnica

Elenco:
Joaquin Phoenix
Jonah Hill
Rooney Mara
Jack Black
Tony Greenhand
Beth Ditto
Mark Webber
Ronnie Adrian
Kim Gordon
Udo Kier
Carrie Brownstein
Sunny Suljic

Direção:
Gus Van Sant

Produção:
Charles-Marie Anthonioz
Mourad Belkeddar
Steve Golin
Nicolas Lhermitte

Fotografia:
Christopher Blauvelt

Trilha Sonora:
Danny Elfman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑