A Perseguição (“The Grey”)

O diretor Joe Carnahan volta a trabalhar com o ator Liam Neeson, ambos em “Esquadrão Classe A”, num tensão filme de ação sobre uma equipe que trabalha para uma indústria petrolífera no Alasca voltando para casa quando o avião em que viajam cai no meio do nada. Com uma violenta nevasca, os sobreviventes devem tentar chegar até algum ponto habitado, tendo que enfrentar o árduo clima e principalmente uma matilha de lobos dispostos a matar aqueles que se aproximam de sua toca.

A produção tenta unir a violência gráfica com filosofia. O design de produção foi tão forte que o público vai sentir na pele todas as dificuldades pelas quais passam os nossos heróis. Carnahan não se furta em mostrar quase que explicitamente os corpos dos que morreram no acidente, bem como aqueles que são devorados pelos lobos. O frio, a ventania, as dificuldades para andar na neve, as doenças e todos os perigos são expostos de forma crua e faz o expectador se identificar com os personagens. Ainda sim, como num enlatado, conserva os clichês dos personagens morrerem um por um em diferentes situações.

Aí vem a filosofia, onde se achou por bem, fincar algumas lacunas no meio da narrativa para se falar de família, destino e até mesmo religião. Não é só uma inserção, mas todo o cerne da sobrevivência começa logo no início com a carta que o protagonista (Neeson) escreve para sua amada. Tanto é que para se diferenciar de outros filmes comuns do gênero, “A Perseguição” tenta usar justamente a complexidade do personagem de Neeson – sua história, suas crenças e suas aspirações – como engrenagem de inteiração com os demais personagens. Só que às vezes essa discussão não só prejudica a narrativa, como afeta diretamente o seu desfecho, o qual apesar de ser subjetivo, parece óbvio e deve fazer com que a obra perca pontos para a plateia na saída do cinema.

Ser diferente é o que torna “A Perseguição” um filme incomum, tanto no sentido positivo sendo mais inteligente, quanto no negativo perdendo sua força rumo ao final e com um clímax que deixa muito a desejar.

Ficha Técnica

Elenco:
Liam Neeson
Frank Grillo
Dermot Mulroney
Dallas Roberts
Joe Anderson
Nonso Anozie
James Badge Dale
Ben Bray
Anne Openshaw

Direção:
Joe Carnahan

Produção:
Joe Carnahan
Jules Daly
Mickey Liddell
Ridley Scott
Tony Scott

Fotografia:
Masanobu Takayanagi

Trilha Sonora:
Marc Streitenfeld

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram