A Senhora da Van (“The Lady in the Van”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

É baseado numa história real que foi escrita pelo autor Alan Bennett sobre uma senhora sem teto que ficou estacionada na entrada de sua casa por 15 anos e na curiosa relação entre os dois.

Alan é interpretado por Alex Jennings (“Negação”) e sempre foi um solitário que escreve peças baseadas na relação com a sua mãe. A chegada dessa inusitada inquilina desperta sua curiosidade tanto quanto repulsa. Afinal, a senhora que não tem onde cair morta não tomava banho e morava dentro dessa van caindo aos pedaços, ainda era arrogante e ranzinza. Mas aos poucos sua incógnita vida vai se desdobrando relevando várias camadas de uma existência ao mesmo tempo fascinante e perturbadora.

Não dá para pôr em palavras o quanto a decana atriz Maggie Smith está sensacional no papel da senhora Mary. Vista por nós pela última vez na continuação de “O Exótico Hotel Marigold”, consegue misturar o humor ácido com o drama e usa sua idade à favor da protagonista e, junto com Jennings, produz uma química invejável. E se alguém tem dúvidas, o terceiro ato – principalmente a cena do piano é praticamente icônica com um desfecho belíssimo e, ainda assim, o diretor de teatro que vem se aventurando no cinema, Nicholas Hytner, não deixa a peteca do humor cair, mesmo nos momentos mais tristes. Aliás, até quando se envereda pela dualidade da personalidade de Alan (com ótimos efeitos especiais) a história não perde o ritmo.

Destaque para as várias participações de famosos britânicos – amigos do diretor (descubra) – e para a trilha envolvente de George Fenton (“Teorema Zero”) que contratou a Filarmônica Britânica para acompanhar e criar as belas composições.

A Senhora da Van” mostra Maggie Smith sendo magistral e como uma história simples consegue cativar quando é bem dirigida e interpretada.

Curiosidades:

– Foi filmado exatamente na mesma casa onde a história real se passou, e inclusive alguns dos extras que passeiam pelas ruas são os moradores originais da época (décadas de 70 e 80).
– Num dos dias de filmagem, quando a equipe chegou pra começar o dia, havia um casal transando na Van. Após serem removidos, a van teve que passar por uma esterilização para depois ser artificialmente suja novamente.
– As cenas em que Alex Jennings interage com ele mesmo, teve a participação de um duble, onde depois foi inserido o rosto de Jennings digitalmente. O dublê –
George Taylor também faz o papel de um policial numa das cenas.
– Quase tudo foi real com exceção do personagem do policial aposentado que atormentava Mary, o qual foi introduzido apenas para fins dramáticos (por sinal, um dos poucos pontos fracos do filme)
– Há duas piadas internas feitas com a saga Harry Potter, de onde Maggie Smith era professora Minerva:
1. Numa das cenas Mary pede a Alan que vá comprar um tipo de limão conhecido em Londres como Gota de Limão. Gota de Limão é uma das senhas para se entrar na sala do Professor Dumbledore.
2. Perto do final, Mary diz que ao invés de morrer, seria transfigurada. A professora Minerva ministrava a matéria de Transfiguração em Hogwarts.

Ficha Técnica

Elenco:
Maggie Smith
Alex Jennings
Jim Broadbent
Clare Hammond
George Fenton
Jamie Parker
Deborah Findlay
Roger Allam
Richard Griffiths
Pandora Colin
Nicholas Burns
Dominic Cooper

Direção:
Nicholas Hytner

Produção:
Nicholas Hytner
Damian Jones
Kevin Loader

Fotografia:
Andrew Dunn

Trilha Sonora:
George Fenton

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑