A Serbian Film – Terror sem Limites (“Srpski film”, Sérvia, 2010)

Genre : , ,

Esse foi o filme que literalmente “causou” durante a Mostra do Rio deste ano, sendo retirado pela Caixa Econômica Federal e foi sumariamente censurado nos cinemas brasileiros. As perguntas que ficam no ar:

1. Tem razão pra tanto?
Não se formos ver pelo fato de que o cinema é uma forma de expressão livre, sendo que, no máximo, poderia a censura permitir apenas a entrada de maiores de 18 anos.

2. Mas é chocante mesmo?
Apesar de eu não considerar nenhuma forma de expressão passível de censura completa, mas nos piores casos apenas em relação à faixa etária – vide cinemas pornôs do Brasil inteiro – o filme choca. A história rodada na Sérvia sobre um ator pornô em decadência que aceita um último papel devido suas necessidades financeiras, mas mal sabe que está entrando numa produção digna de um snuff movie da mais aterrorizante qualidade contém cenas de péssimo gosto como representação de sexo com crianças. Porém o que choca mais não é o que se vê, mas a própria relação entre os personagens e suas manias e paranóias. O último ato, principalmente, mostrado da forma mais gráfica possível sem ser explícita é realmente um soco no estômago.

3. Mas afinal de contas o filme é bom?
Nem tanto. O filme procura chocar a sociedade assim como o próprio diretor do filme dentro do filme procura chocar, digamos, quem vai assisti-lo. E ainda com os mesmos argumentos. Se por um lado existe uma crítica concreta à sociedade e todo esse choque tem certa relação com isso e é legítimo em muitos momentos, por outro lado, há muita apelação desnecessária. A própria cena que representa o sexo com uma criança não tem razão de ser. E acaba denegrindo todo o esforço (???) feito para dar credibilidade à produção.

“Terror Sem Limites” tem uma mensagem e até uma trama bem definida. Contudo, na ânsia de espalhar essa mensagem através da ojeriza, acabou se criando uma série de cenas de mal gosto e pior: desnecessárias. Seus realizadores não souberam distinguir justamente o limite entre chocar e espantar. Daí ficou a segunda alternativa.

[rating:2.5]

Curiosidade: O diretor de fotografia e o compositor da trilha sonora são os únicos cujos sobrenomes não terminam em “ic”.

Ficha Técnica

Elenco:
Srdjan Todorovic
Sergej Trifunovic
Jelena Gavrilovic
Katarina Zutic
Slobodan Bestic
Ana Sakic
Lena Bogdanovic
Luka Mijatovic

Direção:
Srdjan Spasojevic

Produção:
Srdjan Spasojevic

Fotografia:
Nemanja Jovanov

Trilha Sonora:
Sky Wikluh

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑